Página inicial O que acontece Assinatura digital da Unoesc é tema de palestra em Fórum Internacional
Graduação Tecnologia

Assinatura digital da Unoesc é tema de palestra em Fórum Internacional

A assinatura digital, implantada pela Unoesc no início deste ano para emissão de documentos acadêmicos, foi tema de uma palestra no 15° Fórum Internacional de Software Livre, um dos maiores encontros de comunidades de Software Livre do mundo. O evento aconteceu na semana passada, em Porto Alegre.  A palestra foi ministrada pelos analistas Eduardo Comin e […]


A assinatura digital, implantada pela Unoesc no início deste ano para emissão de documentos acadêmicos, foi tema de uma palestra no 15° Fórum Internacional de Software Livre, um dos maiores encontros de comunidades de Software Livre do mundo. O evento aconteceu na semana passada, em Porto Alegre. 

A palestra foi ministrada pelos analistas Eduardo Comin e Dhiego Tosatti, que representaram a equipe de desenvolvimento de sistemas da Unoesc. Eles falaram sobre a necessidade observada pela Unoesc em utilizar a assinatura digital e sobre a adequação dos processos e fluxos para implantar essa ferramenta.

– Além do reconhecimento do trabalho da equipe, acreditamos que o evento foi uma oportunidade de mostrar que a Unoesc está atualizada, com as melhores tecnologias disponíveis – diz a gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unoesc, Roseli Rocha Moterle, lembrando que o FISL existente há 15 anos e reúne em torno de sete mil pessoas a cada edição, entre estudantes, professores e profissionais da área.

A Unoesc implantou a assinatura digital de documentos em março deste ano, de modo a facilitar o acesso, por parte dos estudantes, e a emissão, por parte da Universidade. Por enquanto, são três os documentos que passaram a ser solicitados, assinados e disponibilizados ao solicitante digitalmente: o histórico escolar, o atestado de matrícula e o atestado de matrícula e frequência.

Apresentação de TCC

O trabalho de conclusão de curso de um acadêmico de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó também foi apresentado no FISL 15. O trabalho "MusicTable, fazendo música com imagens", produzido por Leonardo Gemelli Machado, foi apresentado inclusive em espaços disponíveis para disseminação de ideias, projetos e conhecimento.

Ele participou de uma caravana organizada pelos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Computação, ambos da Unoesc Chapecó, para acompanhar o fórum, reunindo estudantes e professores. O coordenador dos dois cursos, professor Tiago Zonta, explica que inseriu em seu planejamento a premiação para os alunos que tivessem seus trabalhos de conclusão aceitos no evento, com a viagem sem custos, e isso fez com que os alunos se motivassem e inscrevessem seus trabalhos no evento. Neste primeiro ano, o curso teve dois trabalhos aceitos, mas apenas um foi apresentado.

– Desde 2012, participamos do evento. Esta foi a primeira participação de Engenharia de Computação e acredito que os participantes devem ter se motivado muito, porque vários projetos apresentados estão alinhados ao curso. O crescimento da Internet das Coisas, conhecido com IoT, e os Hackerspaces estão aumentando o desenvolvimento de experimentos que chamam atenção – avalia o professor.

Comunidade Mozilla Brasil

Eliezer Bernart e Jonas Alessi, que cursam Engenharia de Computação na Unoesc Joaçaba, também participaram do FISL 15. Os dois integram um programa chamado Firefox Student Ambassadors, que incentiva estudantes de universidades do mundo inteiro a conhecer a filosofia proposta pela Mozilla Foundation, e, durante o FISL, participaram de um encontro da comunidade Mozilla Brasil. O encontro incluiu várias oficinas de desenvolvimento de aplicativos para Firefox OS, com a participação de André Garzia, que é referência no País nesse assunto e autor do livro "Guia Rápido de Desenvolvimento para Firefox OS".  Eliezer também coordenou uma seção de atividades na sala de grupos de usuários. 

– O FISL é uma oportunidade não só de assistir apresentações de qualidade, mas também de encontrar muitas das pessoas responsáveis por construir uma cultura de conhecimento livre em nível regional e nacional. Software Livre é muito mais do que uma questão relacionada somente às licenças de código, é uma filosofia de vida voltada ao desenvolvimento individual e regional da comunidade como um todo – ressalta Eliezer.

OeSC-Livre

Durante o FISL 15, também houve um encontro de membros do Grupo de Usuários de Software Livre do Oeste de Santa Catarina (OeSC-Livre), como Eliezer, Jonas e o professor Tiago Zonta. O OeSC-Livre é um grupo de usuários que procura organizar e mobilizar profissionais, estudantes e interessados em tecnologias livres na região Oeste de Santa Catarina, promovendo troca de experiências e conhecimentos.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.