Página inicial O que acontece Alunos do Proesde Desenvolvimento conhecem empreendimentos na Serra Gaúcha
Geral Inserção Social Graduação Joaçaba

Alunos do Proesde Desenvolvimento conhecem empreendimentos na Serra Gaúcha

Nos dias 03 e 04 de agosto, um grupo formado por 75 pessoas entre professores e alunos do curso de Extensão em Desenvolvimento Regional da Unoesc (Proesde), participaram de uma viagem de estudos à Serra Gaúcha, com o objetivo de conhecer experiências que promoveram o desenvolvimento regional. O grupo, composto pelas turmas de Joaçaba, Xanxerê […]

O grupo, composto pelas turmas de Joaçaba, Xanxerê e São Miguel do Oeste, conheceu em Bento Gonçalves, a Cooperativa Vinícola Aurora, fundada em 1931 que reúne 1.100 famílias e hoje é o maior empreendimento do gênero no Brasil. Também em Bento, o grupo conheceu o espetáculo cultural “Epopéia Italiana” e a Casa da Erva Mate e Vinícola Salvati & Sirena, localizadas no roteiro “Caminhos de Pedra”, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural.

O segundo dia de visitas ocorreu em Gramado, onde os alunos conheceram o projeto “Linha Ávila”, onde foram recebidos pelas famílias Wagner (Produz sucos, vinhos, licores, graspa e uvas). Conheceram também, a Cantina Nono Giovanni (produz vinho artesanal, estufa de fumo, queijo, salame, pães, cucas) e a vivenda Schönrhein (produção de alimentação orgânica, cerveja sem álcool). Já o almoço aconteceu no Sítio Tradição.

Conforme a coordenadora Institucional do Proesde, professora doutora Tânia Nodari, conhecer empreendimentos como esses é fundamental para os alunos pudessem comparar a teoria com a prática.

— Nesses lugares são explicados aos alunos como iniciou o projeto, o apoio que receberam, entre outras questões.  Também é importante conhecer tais experiências para se inspirarem a aplicando os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de projetos adequado à realidade regional — afirmou.

O curso de Extensão em Desenvolvimento Regional se insere no contexto do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Bolsas Uniedu) que consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação ao processo de desenvolvimento socioeconômico das áreas de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

A Unoesc participa do Proesde/Desenvolvimento desde 2014. Desde então, o Programa envolveu 600 alunos, sendo que em 2018 são 70 alunos de diversos cursos de graduação, de Joaçaba, Campos Novos, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Maravilha Itapiranga e Dionísio Cerqueira.