Página inicial O que acontece Acadêmicos participam de seminário sobre povos indígenas
Graduação Evento Xanxerê

Acadêmicos participam de seminário sobre povos indígenas

Os acadêmicos da 9ª fase dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, da Unoesc Xanxerê, participaram do seminário Povos Indígenas e Proteção ao Meio Ambiente no Oeste Catarinense. O evento ocorreu na última segunda-feira (10), na Escola Cacique Vahnkre – TI Xapecó, no município de Ipuaçú (SC), promoção do Ministério Publico Federal. Na oportunidade, […]

Na oportunidade, o professor Janir de Oliveira Souza Jr., da Unoesc Xanxerê, participou como debatedor juntamente com representantes do Ministério Público Federal, Funai, Unochapecó e Ibama.

Em sua fala, o professor destacou as diversas formas e possibilidades de uso florestal pelos Kaingang, de modo a evitar conflitos jurídicos. Ainda, segundo o professor, conceitos distorcidos para o povo branco, como terra produtiva e improdutiva, nunca existiram e nem podem existir para o povo Kaingang, pois todo seu território, seja área agrícola ou florestal, deve ser manejado de forma sustentável.

Por fim, o professor sugeriu que o Ibama revisse a aplicação da Lei 12.651, de 2012, pois, em seu entendimento, há um equívoco na interpretação dos técnicos da entidade que desenvolveram o diagnóstico quanto à demarcação das APPs.

— A população indígena não pode ser comprometida com restrições ambientais ainda mais exacerbadas do que as exigidas para as demais populações locais — reiterou.

A Unoesc, durante o seminário, se disponibilizou em orientar e capacitar a comunidade indígena através de oficinas e cursos nas áreas ambiental e de produção agrícola e florestal, bem como na produção animal.

Participaram como ouvintes do seminário as professoras Danieli Ferneda Candido e Graciele Barbieri.