Página inicial O que acontece Acadêmicos e profissionais debatem a Psicologia e o preconceito
Graduação Estudante São Miguel do Oeste Pinhalzinho

Acadêmicos e profissionais debatem a Psicologia e o preconceito

Estudantes e profissionais participaram, entre os dias 27 e 31 de agosto, da  Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho. Neste ano, o evento teve como tema: “Psicologia e preconceitos: colocando a diversidade em pauta”. Segundo a coordenadora do curso de São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes […]

Estudantes e profissionais participaram, entre os dias 27 e 31 de agosto, da  Semana Acadêmica do Curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste e Pinhalzinho. Neste ano, o evento teve como tema: “Psicologia e preconceitos: colocando a diversidade em pauta”. Segundo a coordenadora do curso de São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira, é importante levar essa pauta para dentro da Universidade, assim como trabalhar a inclusão social.

— Temos o dever enquanto psicólogos de proporcionarmos esse direito às pessoas dentro do meio acadêmico. Além disso, é importante escutarmos as múltiplas vozes que se fazem presentes na sociedade. A Semana Acadêmica ajudou a refletir sobre as populações que estão à margem da sociedade como negros, população LGBTs, mulheres vítimas de violência e discriminação — avalia a professora.

Para o coordenador de Pinhalzinho, Álvaro Cielo Mahl, é fundamental debater esse tema com os futuros psicólogos.

— O curso tem o objetivo de desenvolver a postura ético-profissional, por meio de atividades diversificadas de formação para a cidadania, de desenvolvimento moral e de compromisso com a promoção da dignidade humana em todos os contextos, o que está em consonância com o que diz o primeiro princípio fundamental do Código de Ética do psicólogo — destaca o professor.

O acadêmico André Spiecker destaca que o psicólogo é  o profissional que luta ao lado das minorias pela garantia de direitos.

— Trabalhamos para garantir que essas minorias tenham seus direitos assegurados e garantidos e que suas vozes possam ecoar no âmbito público e político — afirma André.

De acordo com o acadêmico Willian Gemelli, a Psicologia tem sua história marcada pelo apoio a minorias que de alguma forma são estigmatizadas, desviadas e violentadas em seus direitos.

— Como ciência que busca igualdade, não podemos deixar de debater sobre a diversidade e as formas de violência que perpassam pela sociedade. É nosso dever criticá-las, problematizá-las e exigir condições e direitos iguais — conclui o acadêmico.

Programação

Durante o evento, os acadêmicos participaram das seguintes palestras: “A diversidade na mesa”; “Gênero, sexualidade e subjetividade: o que a Psicologia tem a ver com isso?”; “Racismo: a abolição inacabada em busca de cidadania”; “Pelos meus olhos: feminismo – violência doméstica”. Além das palestras, foram oferecidas as oficinas: “Sexologia”, “Aspectos éticos e legais da profissão”, “Aquarela: técnicas, expressão e criatividade”.