Página inicial O que acontece Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária palestram sobre posse responsável e castração
Graduação Extensão Campos Novos

No dia 8 de novembro, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Campos Novos, Diego Sarmento, Nathalia Almeida, Patricia Giusti e Patrine Vera Silva, sob a orientação da professora Laís Villa Demétrio, realizaram uma palestra  para adolescentes das turmas de 9º e 1º ano da Escola de Educação Básica Henrique Rupp Júnior,  conscientizando  sobre posse […]

No dia 8 de novembro, os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Campos Novos, Diego Sarmento, Nathalia Almeida, Patricia Giusti e Patrine Vera Silva, sob a orientação da professora Laís Villa Demétrio, realizaram uma palestra  para adolescentes das turmas de 9º e 1º ano da Escola de Educação Básica Henrique Rupp Júnior,  conscientizando  sobre posse responsável e as vantagens da castração em animais domésticos.

A palestra faz parte do projeto de extensão: Controle Populacional de Cães e Gatos do Município de Campos Novos – Meu Melhor Amigo. Essa é uma iniciativa da Unoesc em parceria com a Prefeitura de Campos Novos, e visa realizar a castração de cães e gatos da população carente (famílias cadastradas no bolsa família), animais de ONG e de vida livre (animais de rua que conseguem lar temporário para recuperação cirúrgica).

Desde agosto deste ano, a Unidade de Atendimento Veterinário vem realizando castração dos animais cadastrados através da Prefeitura pelo projeto. Até o momento, foram castrados e microchipados quarenta e seis animais de Campos Novos, entre cães e gatos, machos e fêmeas. Além da castração dos animais, o projeto realiza o levantamento de animais no Município para auxiliar em medidas de Saúde Pública, e se compromete com a conscientização da população sobre posse responsável e a importância da castração.

De acordo com a professora do curso de Medicina Veterinária, Laís Villa Demétrio, é de fundamental importância que a conscientização sobre posse responsável e castração aconteça, completando a ação direta desse programa, e o envolvimento dos acadêmicos da medicina veterinária faz toda diferença, já que eles conseguem atingir o público adolescente com um linguajar muito mais descomplicado e simples.

— Sem essa conscientização, o projeto acaba sendo em vão, uma vez que a população não se preocupa com o cuidado dos demais animais. As palestras para crianças e adolescentes facilita que a informação chegue às famílias além de auxiliar em uma futura população mais responsável e consciente — explica a professora.