Página inicial O que acontece Acadêmicos do curso de Direito realizam visita a Tribunais de Justiça em Florianópolis
Graduação Estudante Chapecó

Nos dias 8 e 9 de maio, os acadêmicos da 5ª fase do Curso de Direito da Unoesc Chapecó, realizaram viagem de estudos a Florianópolis sob a coordenação da professora Darléa Carine Palma Mattiellio com o objetivo de conhecer, in loco, os tribunais e órgãos públicos, conforme ementa definida pelo Colegiado do Curso de Direito. O […]

O grupo visitou o Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Na oportunidade, os acadêmicos conheceram as dependências da Assembleia e, inclusive, o plenário das sessões legislativas, onde são realizadas as votações dos projetos de lei e das propostas de emenda constitucional pelos Deputados Estaduais. Foram fornecidas explicações pormenorizadas sobre o processo legislativo estadual pela servidora coordenadora das comissões parlamentares e pela professora Darléa, além do fornecimento de material explicativo para os alunos.

Realizaram também visita ao Museu do Judiciário Catarinense, órgão responsável pelo patrimônio histórico-cultural do Poder Judiciário de Santa Catarina. Ouviram uma palestra e assistiram a um vídeo com conteúdo histórico, bem como puderam apreciar a exposição de fotos, bens móveis e processos judiciais históricos.

No Plenário do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, onde são julgados os processos pelos Desembargadores, os estudantes receberam algumas explicações dos servidores e da professora Darléa sobre a composição do Plenário e tramitação dos processos judiciais.

Os acadêmicos também acompanharam sessões de julgamentos na 3ª Câmara de Direito Criminal,  na 6ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.

— Foi uma viagem transformadora! Os alunos voltaram com a consciência da importância da dedicação aos estudos para que sejam bons profissionais, independentemente da área jurídica de atuação pela qual optarem — comenta a professora Darléa Carine Palma Mattiello.

A viagem oportunizou conhecer a prática dos conteúdos vistos em sala de aula e foi possível trazer a importância das visitas in loco para o conhecimento jurídico.

*Texto Unoesc Chapecó