Página inicial O que acontece Acadêmicos desenvolvem o aplicativo Cidade Limpa
Graduação Tecnologia Xanxerê

Acadêmicos desenvolvem o aplicativo Cidade Limpa

Os acadêmicos da 4a fase do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Unoesc Xanxerê, desenvolveram um aplicativo de cunho ambiental. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Desenvolvimento de Aplicativos para Android, ministrado pelo professor Gabriel Vivian. O objetivo era possibilitar aos acadêmicos desenvolverem aplicativos para a plataforma Android, fazendo […]


Os acadêmicos da 4a fase do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Unoesc Xanxerê, desenvolveram um aplicativo de cunho ambiental. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Desenvolvimento de Aplicativos para Android, ministrado pelo professor Gabriel Vivian.

O objetivo era possibilitar aos acadêmicos desenvolverem aplicativos para a plataforma Android, fazendo o melhor uso dos recursos que essa plataforma proporciona. Assim, buscando aprofundar os conhecimentos e permitir a construção de aplicações modernas, criativas e mais robustas, a turma foi desafiada a desenvolver um aplicativo completo. Com isso, surgiu a ideia de desenvolver o App Cidade Limpa, um aplicativo que permite o registro de denúncias referentes a irregularidades na cidade, em assuntos relacionados a entulho, pichação, lixo e veículo abandonado — uma ideia já aplicada em diversos lugares do Brasil.

Ao final, foi desenvolvido um aplicativo simples, mas funcional, permitindo fazer o registro anônimo de irregularidades encontradas pelo usuário do App, através de fotos com categorização da denúncia e utilizando o GPS do dispositivo, que permite registrar a localidade exata da denúncia.

— Os dados são inseridos e salvos no próprio smartphone, e o registro da denúncia é enviado a um servidor na internet, onde são centralizadas todas as denúncias dos demais usuários que utilizam o App — explica o professor.

Trabalhos futuros

Após o desenvolvimento do App, identificaram-se alguns trabalhos futuros para a continuidade do aplicativo, como, por exemplo, disponibilizar o acesso a essa informação ao órgão responsável de cada munícipio, permitindo gerar uma troca de informações quanto à irregularidade registrada e também disponibilizar aos munícipes um mapa de irregularidades com a sua situação atual.

Na avaliação do professor, os objetivos do componente foram plenamente alcançados.

— Os acadêmicos estavam realmente dispostos a participar e conhecer mais sobre o assunto. A disposição da turma permitiu alcançarmos o nosso objetivo — analisa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.