Página inicial O que acontece Dirigentes da Unoesc participam do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação
Graduação Pesquisa

Dirigentes da Unoesc participam do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Ocorreu em Novo Hamburgo (RS), nos dias 21 e 22 de setembro, o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Regional Sul (Foprop/Sul). O encontro, realizado pela Universidade Feevale, pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da […]


Ocorreu em Novo Hamburgo (RS), nos dias 21 e 22 de setembro, o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Regional Sul (Foprop/Sul). O encontro, realizado pela Universidade Feevale, pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor doutor Fábio Lazzarotti, e dos diretores de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Gilberto Pinzetta e Evelacio Roque Kaufmann, respectivamente dos campi de Chapecó e São Miguel do Oeste.

Discutir a relação de cooperação entre indústria e universidade, além de abordar as assimetrias no Brasil e as perspectivas para o Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG 2011-2020) foram os objetivos do evento, que registrou a presença de 70 representantes de federações e instituições de ensino superior da região Sul.

Durante a abertura oficial, o coordenador do Foprop/Sul, João Sganderla Figueiredo, disse que é preciso mostrar para as principais lideranças do Brasil, que um país, a médio e longo prazo, não terá sucesso sem forte investimento em pesquisa, por isso considera imprescindível o posicionamento das universidades. Já o representante do Foprop Nacional, Joviles Vitório Trevisol, lembrou que a região Sul é sempre a mais presente nos encaminhamentos do fórum.

Dando sequência ao evento, a temática “Cooperação e integração entre empresas de setores industriais e seus impactos para a geração de capacidade tecnológica e de inovação” foi abordada pelo professor Paulo Antonio Zawislak, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo ele, é preciso aproximar a pesquisa das indústrias, por considerar muito importante o papel das universidades no desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Além da palestra de abertura, os pró-reitores ainda participaram de outras palestras, assim como painéis e cases. Também estiveram com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Afonso Baeta Neves, que abordou o tema “Perspectivas no novo quadriênio: um olhar ao PNPG 2011-2020”.

O Foprop

O Foprop é uma entidade sem fins lucrativos, constituída pelos pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das instituições brasileiras de ensino superior. São vários os objetivos da entidade, como representar as instituições junto a instituições nacionais e estrangeiras de fomento à pesquisa e à pós-graduação, bem como assessorar o desenvolvimento de políticas de pesquisa e pós-graduação no país, entre outros.

A entidade é dividida por estados e regiões, possuindo um diretório nacional, composto de presidente, vice-presidente e secretário, além de representantes de cada segmento do ensino superior (universidades federais, comunitárias, estaduais e privadas). A regional sul é coordenada, no biênio 2015-2016, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Feevale, João Sganderla Figueiredo.

 

*Com informações da Universidade Feevale

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.