Página inicial O que acontece Conferência Regional do Meio Ambiente debateu temas contemporâneos

Conferência Regional do Meio Ambiente debateu temas contemporâneos

O Campus aproximado de Pinhalzinho realizou, na última semana, a quinta edição da Conferencia Regional do Meio Ambiente, promovida pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Neste ano, a conferência abordou o tema “A Gestão Ambiental de Olho no Futuro”. O evento, que encerrou no sábado, 11, reuniu em sua programação palestras que debateram […]

O Campus aproximado de Pinhalzinho realizou, na última semana, a quinta edição da Conferencia Regional do Meio Ambiente, promovida pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Neste ano, a conferência abordou o tema “A Gestão Ambiental de Olho no Futuro”. O evento, que encerrou no sábado, 11, reuniu em sua programação palestras que debateram vários temas, desde a criação do projeto ‘Trilha do saber’ (para a criação de um parque ambiental) até o novo código ambiental.

Na noite de abertura, a bióloga Talita Lorenski falou sobre o projeto ‘Trilha do saber’, de Pinhalzinho. De acordo com ela, a trilha proporcionará, além de momentos de lazer, condições para os visitantes interagirem com a natureza e saberem um pouco mais sobre as espécies que existem no local. “A trilha terá uma abordagem tanto para o lazer como para a didática. Na trilha adaptada vamos ter diversos jardins e recantos como o jardim dos beija-flores, onde terão diversas plantas que atraem os beija-flores da região; teremos também o jardim dos sentidos, onde serão plantadas espécies que apresentam algumas características marcantes quanto ao aroma, sabor e formato da folha. Também, para valorizar a cultura da região, teremos o cantinho do chimarrão, que está sendo construído em um local onde existem pés de erva-mate nativas”, explicou.

A segunda palestra da noite foi sobre aquecimento solar. O engenheiro mecânico Rodrigo Lima falou sobre a economia que a implantação do sistema gera em relação à diminuição do gasto com energia elétrica e frisou que empresas que realizam trabalho com energia renovável estão necessitando de profissionais. “A utilização da energia solar ainda está engatinhando, mas o crescimento está muito forte, existem muitas universidades fazendo trabalho de conscientização, o próprio governo também está criando alguns incentivos, a procura vem crescendo. Este seguimento vem crescendo cerca de 20% ao ano e está necessitando de mão de obra especializada, mas o problema principal é onde capacitar estes profissionais, tem um aumento grande mas existe o problema de falta de capacitação, principalmente na área de eficiência energética, não só em relação à economia financeira, mas também na diminuição de emissão de carbono e outras coisas que fazem parte do sistema”, comentou.

O coordenador do curso, professor Alceu Cericato, disse que este é um evento realizado todo ano durante a semana do meio ambiente, quando são abordados temas contemporâneos ligados ao dia-a-dia e que são, durante a conferência, debatidos entre acadêmicos e convidados. “Nós estamos muito contentes com nossos alunos, eles têm essa característica de estar interagindo com o meio, de estar se importando com os problemas que se apresentam, mas não é aquele aluno ecologista verde, que só sabe reclamar e denunciar, muito pelo contrário, os nossos alunos não têm feito nada disso, eles estão buscando soluções e apresentando para a sociedade. Este é o grande diferencial dos nossos acadêmicos, tanto de graduação como de pós-graduação na área ambiental”, finalizou.