Notícias Xanxerê Estudante

Vídeo de acadêmico da Unoesc Xanxerê é premiado no Festival do Minuto

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
27 de Outubro de 2014

Luiz conquistou premiação graças ao TCCUma garota, em pânico, corre por uma floresta. De repente, surge, entre a neblina, um desconhecido... Cenas de um filme de terror? Quase isso: são trechos do vídeo de Luiz Paulo Zucco, acadêmico da 8ª fase de Design, da Unoesc Xanxerê, que venceu uma das edições do tradicional Festival do Minuto.

Na última fase do curso, Luiz, orientado pelo professor Aleto Tomasoni, resolveu desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) focado na produção de um vídeo para participar do Festival.

Assim, inicialmente, o acadêmico realizou a parte teórica do projeto de TCC, envolvendo pesquisa bibliográfica. Na sequência, desenvolveu a parte de metodologia de projeto de Design e analisou pontos fracos e fortes de outros participantes do Festival, com vistas a melhorias. Por fim, ocorreu o desenvolvimento do vídeo, envolvendo desde a criação do roteiro, passando pelos testes de cena e de figurino, até a filmagem e a edição.

O professor Aleto observa que o objetivo do TCC na 8ª fase de Design é aplicar os conhecimentos aprendidos durante o curso, desenvolvendo um produto gráfico ou industrial aplicável na prática profissional.

— Nesse sentido, o TCC do Luiz, considerando o processo de Design e a metodologia empregada, atingiu os objetivos. O resultado ficou muito bom, e a prova está na premiação obtida pelo acadêmico — analisa.

Chá

A opção pelo gênero terror para o vídeo foi motivada por sua identificação com a temática. No total, o processo de desenvolvimento de Chá (título do vídeo) durou cerca de um mês, entre filmagens e edição — realizadas com equipamento profissional. Nesse período, ele conta que passou pelas mesmas dificuldades que profissionais experientes da área passam, tais como transtornos climáticos e de tempo, mas a colaboração de colegas da Unoesc Xanxerê, que cursam Arquitetura e Urbanismo, e de um amigo possibilitou realizar a experiência.

Luiz recorda que sua paixão pela fotografia e filmagens iniciou aos 15 anos, quando ganhou sua primeira câmara fotográfica. Hoje, com 22, continua pesquisando mais sobre a área (é fã de cineastas como Kubrick, Fellini, Jodorowski e Hitchcock, o que explica sua atração pelo gênero) e, inclusive, já trabalha com filmagem em uma empresa da área.

Um curso que possibilita a criação

— É um curso que possibilita criar o que vem à cabeça. Não é uma área totalmente lógica, assim, possibilita criar, desenvolver o que passa pela imaginação — afirma Luiz em relação à Design e ao que o motivou a cursá-lo.

Para ele, o curso oferecido na Unoesc Xanxerê é muito bom, permitindo um conhecimento amplo de diversas e diferentes áreas — vídeo, fotografia, softwares, tanto em termos gráficos quanto industriais.

— Mas ser um bom profissional não depende apenas dos professores — o acadêmico precisa fazer sua parte, dedicar-se bastante e ter foco no que pretende para o seu futuro — orienta.

Em relação ao seu TCC, Luiz observa que atingiu seus objetivos em função do acompanhamento técnico do professor Aleto, como profissional da área. Além disso, avalia, a premiação é um reconhecimento ao esforço dedicado ao desenvolvimento tanto do vídeo quanto do TCC.

Para o futuro, Luiz tenciona fazer uma pós-graduação na área de cinema e conduzir projetos paralelos focados nas áreas de Design e vídeo, buscando, para isso, parcerias.

O Festival do Minuto, como o próprio nome diz, é um evento, em nível nacional, em que os inscritos devem criar um vídeo (de um minuto apenas) envolvendo temas específicos.

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.