Notícias Xanxerê Tecnologia

Venda milionária de startup de ex-professores da Unoesc incentiva à formação em áreas de tecnologia

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
09 de Novembro de 2021

Líder da América Latina em soluções de software em nuvem (SaaS) e inteligência analítica para gestão da saúde, a Bionexo acaba de investir R$ 28,5 milhões na aquisição de 100% da empresa “Clínica nas Nuvens” (https://clinicanasnuvens.com.br) plataforma de gestão de consultórios e clínicas baseada em nuvem que surgiu em 2015 a partir da iniciativa de  amigos que também foram colegas de trabalho na Unoesc, onde atuaram como professores nos cursos de tecnologia da universidade.

Esse software simplifica as tarefas diárias de consultórios e clínicas, reduzindo o tempo das operações, melhorando a gestão financeira e otimizando o atendimento dos pacientes.  O “Clínica nas Nuvens” vem crescendo 70% ao ano. Atualmente, a empresa, com sede em Xanxerê, atende cerca de 800 clientes e possui mais de 17.000 usuários. Um dos fundadores é o atual CEO André Luiz Forchesatto. Completam o time, ainda, Márcio Henrique Locatelli, Mauricio Berté, Davidson Mazzoco Davi, Cristiano Agosti e Vitor Zacchi.

— Estudamos muito para concluir o projeto e a negociação com a Bionexo. Foram meses de conversas entre as lideranças de ambas as empresas e, entendemos, que a conexão entre as companhias fortalece todo o mercado digital de gestão da saúde. Durante o processo, ficou claro que esse trabalho em conjunto, somando esforços de tecnologia e gestão, representará um ganho expressivo para os nossos clientes, para o mercado de clínicas e para os pacientes, que cada vez mais podem contar com a eficiência e segurança de um atendimento digital feito por uma empresa líder de mercado. Temos alegria em agora fazer parte do time da Bionexo — explica André Luiz Forchesatto, CEO e Fundador do Clínica nas Nuvens.

A venda milionária da startup está longe de ser um negócio de ocasião. O mercado mudou, exigindo cada vez mais empresas com modelos de negócio que vão além do convencional. No Brasil, nos últimos levantamentos de 2020, foram mais de 13.400 startups mapeadas e em paralelo as áreas ligadas à tecnologia estão em ascensão. No decorrer de 2020, de acordo com dados da empresa de recrutamento GeekHunter, o número de vagas abertas na área de tecnologia cresceu 310%. Atenta a essas tendências a Unoesc tem investido cada vez mais em oferecer oportunidades de formação na área e por isso além de oferecer os cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação está ofertando também o curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

O curso terá duração de dois anos e meio e oportunizará que os acadêmicos adquiram habilidades para a resolução de problemas da área de negócios com recursos e técnicas orientadas a dados e Inteligência Artificial; desenvolvam produtos e protótipos capazes de representar dados estruturados ou não, auxiliando as corporações na tomada de decisões; identifiquem padrões comportamentais nos dados, com o uso das técnicas e algoritmos da inteligência artificial e ainda dominem a utilização de ferramentas analíticas, que exploram técnicas de Inteligência Artificial, como, por exemplo, aprendizagem de máquina, redes neurais artificiais, deep learning e processamento de linguagem natural.

Entre os diferenciais do curso estão: a curta duração, o que o torna inédito no Brasil como Tecnólogo, a atuação de professores qualificados e com ampla experiência no mercado de trabalho, metodologia de ensino diferenciada e abrangente, aulas presenciais e on-line, projetos integradores do curso voltados para associar teoria e prática no âmbito de sua formação, conteúdo com tópicos avançados aderentes as maiores novidades do segmento; Prática de conceitos e experimentações com ferramentas modernas e on-line; Curso modular onde o estudante cursa o menor número de componentes simultaneamente. Tudo isso refletirá em uma atuação que ajudará as empresas a tomar decisões necessárias com base na análise de seu desempenho sugerindo melhorias e desenvolvendo produtos que possam potencializar resultados, o que hoje é uma grande exigência do mercado profissional.

Sobre o curso

As aulas do curso de Ciência de dados e Inteligência Artificial serão realizadas em turno especial às sextas-feiras a noite e aos sábados (diurno). Os interessados podem fazer sua inscrição no site da Universidade, por meio do processo seletivo no qual não há a realização de prova, apenas a análise do histórico escolar do Ensino Médio ou a nota do Enem.

*Texto com informações: Danthi Comunicações, Guia do Estudante e Tudo Sobre Xanxerê.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.