Notícias Xanxerê Geral

Unoesc Xanxerê realiza formação continuada de professores da rede municipal

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
23 de Julho de 2021

No último dia 21, a Unoesc Xanxerê promoveu, em parceria com a Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Educação, a palestra “Da BNCC aos currículos: trajetória da implementação em Santa Catarina”, ministrada pela professora doutora Sônia Regina Victorino Fachini.

Integrando a programação do projeto de Formação de Docentes da rede municipal de Xanxerê, o evento on-line contou com a participação de mais de quinhentos professores de todos os municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).

O Currículo é a ferramenta que norteia e fundamenta as práticas pedagógicas dos professores e garante a qualidade da Educação, bem como a equidade. Desde 1988, o estado de Santa Catarina elaborou e executou sua própria proposta curricular, baseado no respeito a uma formação cidadã.  Com efeito, depois da homologação da Base Nacional Comum Curricular, em 2017, o estado de Santa Catarina, em regime de colaboração entre SED, UNDIME, UNCME, FECAM e CEE, construiu o “Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense", envolvendo professores das redes municipal, estadual e privada, sendo que o município de Xanxerê, por meio do Conselho Municipal de Educação, fez, em 2019, a opção por seguir as prerrogativas deste documento.

Neste sentido, são muitas as inquietações de professores e equipes pedagógicas das escolas de Educação Básica sobre como será o ensinar e o aprender nessa nova fase. Diante disso, surge a necessidade de desencadear com os professores da rede municipal o estudo do referido documento e como se dará a sua implementação no ambiente escolar.

A palestrante, professora Sônia, além de uma vasta experiência na área de educação, letras, linguística e de gestão, é coordenadora estadual pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC) da implementação da BNCC em Santa Catarina e representa o Estado no programa Embaixadores da BNCC.

O diretor Acadêmico da Unoesc Xanxerê, professor Claudio Luiz Orço, destaca que o evento mostra a responsabilidade da Unoesc com a educação e reconhece o comprometimento dos gestores de educação dos municípios da região da Amai na formação dos seus docentes.

— Atividades como esta evidenciam que a Universidade assume seu compromisso de promover o desenvolvimento regional através de parcerias com instituições, órgãos públicos e a sociedade civil. Agradeço a todos os participantes da palestra, destacando os gestores de educação que prontamente atenderam ao convite da Unoesc. Vale ressaltar ainda, que este foi um dos eventos pensados para a nossa região. Em breve, outras atividades desta natureza serão ofertadas — finalizou o professor Claudio.

A formação dos professores da rede municipal de Xanxerê prosseguiu nesta quinta e sexta-feira com a realização de oficinas e práticas por nível de ensino.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.