Notícias Joaçaba Intercâmbio

Unoesc recepciona grupo de Chilenos para estada de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
07 de Fevereiro de 2019

Na segunda-feira, 4 de fevereiro, um grupo composto pela professora Maria Veronica Leiva Guerrero e pelos alunos Alex Carvajal Villegas, Caroll Marambio Montenegro, Cynthia Salazar Segovia, María Paz Soto Calderón do Mestrado, da Pontifícia Universidade Val Paraíso (PUC) do Chile chegou à Unoesc para uma estada de 17 dias. Nesse período eles irão realizar atividade de pesquisa Junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Na Unoesc, a recepção teve a presença da coordenadora institucional de Mobilidade Acadêmica Kaline Zeni e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Elton Luiz Nardi, que na oportunidade representou o Reitor da Universidade, professor Aristides Cimadon.

A estadia visa oportunizar o diálogo entre estudantes das duas instituições, a fim de que sejam estudados e debatidos os sistemas educacionais dos dois países e, especialmente, as características e desafios da gestão das instituições escolares em cada um desses sistemas.

— A parceria da Unoesc com a PUC do Chile teve início em 2016 e compõe uma importante rede de pesquisas na área da Educação. Será um momento importante de cooperação e transferência de conhecimento — afirmou Kaline.

Durante a recepção foram entregues os documentos do acordo prevendo a estadia para a pesquisa e os participantes puderam comentar suas expectativas quanto às atividades a serem realizadas na Unoesc.

— Tenho certeza que as experiências aqui nesta universidade irão enriquecer muito a nossas pesquisas de Mestrado. Estou feliz em participar — comentou  a aluna Caroll Marambio Montenegro.

O cronograma de atividades prevê a participação dos estagiários em atividades acadêmicas relacionadas a temas educacionais que subsidiem estudos e oportunizem complementação da formação em gestão educacional e escolar, visitas a estabelecimentos de ensino, da educação infantil ao ensino médio ou secundário, realização de sessões de estudos dirigidos supervisionados e a participação em grupos de pesquisa relacionados a políticas e gestão escolar e outros temas afins.

— Temos firmado o trânsito de professores entre ambas as universidades e em junho também teremos alunos realizando atividades no programa de Mestrado naquela universidade. Isso vem ao encontro dos objetivos do plano de internacionalização da Universidade — afirmou o professor Elton Luiz Nardi.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.