Notícias Joaçaba Extensão

Unoesc promove atividade de extensão em projetos de contenções em gabião

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
13 de Agosto de 2019

A Unoesc Joaçaba promoveu no último dia 9 e 10, o curso de extensão em projetos de contenções em gabião com o uso do software gawacwin br 2.0.

Ministrada pelo professor Fabiano Alexandre Nienov, a atividade de extensão, voltada para alunos e diplomados do curso de Engenharia Civil da Unoesc, teve como objetivo capacitar profissionais a utilizarem os principais recursos do software GawacWin BR 2.0 desenvolvido pela Maccaferri e aplicá-lo em obras correntes de contenções do tipo gabião.

O curso foi dividido em três etapas:  iniciou-se fazendo uma revisão sobre mecânica dos solos e seus principais conceitos envolvendo contenções, após utilizou-se o software GawacWin com aplicação de casos práticos de contenções e por fim foi realizado uma visita técnica em obras que tiveram o uso de gabião como solução.

— O curso buscou aliar teoria e prática para facilitar o entendimento. Apesar de ser realizado em apenas um fim se semana foi muito produtivo. Foi uma ótima oportunidade de profissionais se reciclarem e alunos do curso de engenharia civil aprimorarem o conhecimento e trocarem experiências — destacou Nienov.