Notícias Pinhalzinho Evento

Unoesc Pinhalzinho promove Roda de Conversa Agosto Lilás

Por: Silvana Ruschel
imprensa.smo@unoesc.edu.br
31 de Agosto de 2022

A coordenação do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Secretaria de Assistência Social, com apoio do curso de Direito da Unoesc Pinhalzinho, promoveu, nesta segunda-feira (29), uma Roda de Conversa alusiva ao Agosto Lilás. Com o tema: “Ouvir, Acolher e Empoderar!”, o evento foi aberto à comunidade e contou com a presença de aproximadamente 130 pessoas. A atividade recebeu o apoio de diversas instituições representativas da sociedade, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário.

De acordo com o coordenador do Curso de Psicologia, Álvaro Cielo Mahl, o objetivo da ação foi debater sobre o tema da violência contra as mulheres, para que se planejem ações integradas em prol da prevenção dessas situações, no município de Pinhalzinho.

—  A violência contra as mulheres é um sério problema de direitos humanos, com profundas raízes relacionadas à aceitação cultural, desse tipo de violência. O fenômeno ocorre em todas as classes sociais e não respeita fronteiras. Constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Assim, é imperativo que se debata o assunto para que se planejem ações concretas que tenham o objetivo de prevenir, coibir, punir e erradicar a violência doméstica e familiar contra as mulheres e implementar políticas públicas integradas — salienta o coordenador.

Durante o evento, discutiu-se sobre a violência contra as mulheres, dados sobre a violência contra as mulheres, ações preventivas de violência contra as mulheres, políticas públicas para as mulheres. Estiveram presentes os soldados da Rede Catarina da Polícia Militar, Tatiane Rigotti e Sérgio Monguilhott; o delegado de Polícia Civil em Pinhalzinho, Lucas de Almeida; o promotor de Justiça da Comarca de Pinhalzinho, Bruno Poerschke Vieira; a Psicóloga e a advogada do CREAS de Pinhalzinho, Paula Roberta Palombit e Nadia Machado; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhalzinho (Comdim), Silvana Barros da Costa; e o professor do curso de Psicologia da Unoesc e representante do Programa que desenvolve grupos reflexivos com homens autores de violência na Unoesc Pinhalzinho, Matias Trevisol.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.