Notícias Campos Novos Xanxerê Evento

Unoesc participa da realização do 1º Congresso Catarinense de Sementes

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
05 de Agosto de 2022

Técnicas para inovação, tendências e desafios da produção de sementes no Brasil integraram as discussões do 1º Congresso Catarinense de Sementes, que aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto, no Centro de Eventos “Casa do Chefe”, em Xanxerê. O evento foi realizado pela 2W Eventos em parceria da Unoesc Xanxerê, Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (Aprosesc) e Associação de Sementeiros de Abelardo Luz (Aprosal).

Com o tema “Futuro, inovação e tecnologia”, o congresso abordou tecnologias de melhoramento genético de sementes de soja, a rastreabilidade, o vigor de sementes, manejo fisiológico, a fiscalização e diversas tendências do mercado, por meio de palestras ministradas por nomes relevantes do segmento como a Coordenadora de Mudas e Sementes do Ministério da Agricultura (Mapa), Virgínia Arantes Ferreira Carpi.

O evento superou o número previsto de participantes, mais de 450 pessoas acompanharam as vinte palestras da programação oficial e interagiram no showroom tecnológico, que reuniu marcas referências no setor sementeiro, possibilitando networking e novos negócios, além de acompanhar a apresentação de trabalhos científicos.

E a Unoesc se destacou na apresentação de trabalhos científicos. Dois trabalhos da Universidade foram premiados, sendo um de Xanxerê e outro de Campos Novos. Ambos os trabalhos contam com a participação de alunos dos cursos de Agronomia. Os trabalhos tinham como títulos e autores: “Efeito da Mancha Púrpura na Qualidade Fisiológica de Sementes de Soja da Cultivar 55i57RSF IPRO” de Otávio Ajala Fiorentin, Caroline Iltchenco, Danieli Ferneda Candido, e “Estatura de Plantas e Germinação de Sementes de Aveia Branca Cultivada com Doses de Prohexadiona de Cálcio” de Julhana Cristina Sponchiado, Suzana Maria Peri, Tamara Pereira Felício e Marcio Zilio.

Para a coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação, Serviços e Inovação e do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê, professora Marcieli Maccari, o congresso significou um marco para Xanxerê e região, considerando que houve a participação de um grande número de profissionais e de empresas do segmento de produção de sementes em Santa Catarina.

— O tema desta primeira edição abordou os desafios do mercado e da produção de sementes, assim como as soluções que estão sendo propostas e desenvolvidas pelas entidades governamentais e setor privado. Por solicitação dos participantes, o evento que, originalmente estava previsto para ser realizado a cada 2 anos, será anual e já tem data para a realização do 2º Congresso Catarinense de Sementes: dias 11 e 12 de julho de 2023 — pontuou a professora.

*Informações: congressodesementes.com.br

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.