Notícias Chapecó

Unoesc lança coletânea de artigos em Chapecó

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
15 de Setembro de 2014

A direção da Unoesc Chapecó lançou, na última semana, durante a programação do 20º Seminário de Iniciação Científica, do 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) e da 5º Mostra Universitária, a Coletânea de Artigos Conhecimento em Pauta Unoesc Chapecó. A produção que compõem essa coletânea contempla as áreas de Ciências Exatas e da Terra (ACET), Ciências Biológicas e da Saúde (ACBS), e Ciências Sociais e Aplicadas (ACSA). Foram selecionados 15 artigos, com qualidade científica, resultado de Trabalhos de Conclusão dos cursos da Unoesc Chapecó.

Fazem parte da comissão organizadora, os professores Celso Paulo Costa, Daiane Pavan, Diego Beal, Gilberto Pinzetta e Inocência Dalbosco. “As informações contidas nesta publicação são de alto valor científico e podem contribuir para novas pesquisas e também para dar respostas à comunidade que outrora foi o objeto que possibilitou a concretização desses estudos”, observa o diretor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antônio de Marco.

Durante o lançamento, os dirigentes da Unidade, professor Gilberto Pinzetta e professor Celso Paulo Costa, citaram o marco regulatório das universidades comunitárias, que traz uma nova perspectiva para captação de recursos para o desenvolvimento da pesquisa.

Logo após o lançamento, cerca de 400 alunos e professores acompanharam a palestra “Pesquisa na Universidade”, ministrada pelo professor doutor Fernando Luiz Cardoso. Segundo ele, é necessário desmistificar a pesquisa e entender que ela está presente no dia a dia das pessoas e, com isso, despertar o interesse das pessoas em desenvolvê-la. Disse que questões culturais impactam fortemente sobre o status da pesquisa nas universidades e ressaltou que o maior desafio está em fomentar a pesquisa com pessoas do próprio local.

Chapecó pode ser polo de pesquisa, criando estruturas, investindo em pesquisadores que sejam produto da terra, que queiram ficar aqui para fazer pesquisa - salientou.

Cardoso possui graduação em Educação Física, mestrado em Antropologia Social, mestrado em Saúde Pública/ DST-AIDS e doutorado em Sexualidade Humana.  Atualmente é professor associado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, bem como, coordenador do Laboratório de Gênero, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Tem experiência na área de Educação Física, Antropologia, Psicologia Social e Sexualidade Humana, com ênfase no Desenvolvimento Humano.

Ainda na programação dos eventos, na Unoesc Chapecó, foram apresentados em sala de aula, 64 trabalhos científicos, sendo, 31 de ensino, 29 de pesquisa, e quatro de extensão, com a participação dos alunos, professores orientadores e avaliadores.