Notícias Maravilha São José do Cedro Evento

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
12 de Agosto de 2020

Os cursos de Agronomia da Unoesc Maravilha e São José do Cedro promoveram, recentemente, o 1º Webinar Agronômico. Segundo o coordenador de Agronomia de Maravilha, doutor Alceu Cericato, o evento contou com a participação de acadêmicos, engenheiros agrônomos e agricultores. Os webinares foram ministradas pelos diplomados dos cursos.

— Fiquei orgulhoso em ver como nossos diplomados cresceram profissionalmente e como indivíduos. Durante os webinares, foram compartilhadas experiências técnicas, mas a maior experiência para os acadêmicos foi o fato de eles perceberem que também podem ter um futuro brilhante pela frente — destaca o professor Alceu.

Para a coordenadora do curso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro, doutora Claudia Klein, o evento aproximou os estudantes dos diplomados.

— Além disso, nossos acadêmicos puderam se inteirar sobre as novas áreas de atuação do engenheiro agrônomo, atualizar os conhecimentos acerca de assuntos de relevância regional e refletir sobre relacionamentos interpessoais — avalia a professora Claudia.

O evento foi aberto com o webinar "Cultivares e manejo de forrageiras anuais de verão", com o engenheiro agrônomo e gerente da Agro Norte Pesquisa e Sementes, Vanor Puchalski. No dia seguinte, o engenheiro agrônomo e sócio proprietário da Paraguay Zafra S.R.L, doutor Mártin Groth, abordou sobre a importância da qualidade em sementes de soja sobre a produtividade. A importância das relações humanas para um bom desempenho profissional foi tema da explanação do engenheiro agrônomo e representante comercial da Life Agro do Brasil, Gilson Ciconet. O engenheiro agrônomo e administrador, Flávio Fossá, abordou sobre os componentes de rendimento na cultura do milho e soja. O evento encerrou com o webinar "Nutrição de precisão: fatores importantes no processamento e utilização dos cereais", ministrado pelo engenheiro agrônomo e coordenador técnico-comercial da Nutron/Cargill, Francis Signor.

O acadêmico Mauri Banhara destaca que o Webinar Agronômico proporcionou conhecimentos diferenciados e importantes para o dia a dia da profissão.

— Os palestrantes socializaram experiências que eles estão vivenciando no campo com os agricultores em busca de maior produtividade, menos custos e menor incidência de pragas. O Webinar mostrou que, mesmo em tempos de pandemia, dá para avançar no conhecimento e na pesquisa — conclui o acadêmico.