Notícias Pinhalzinho São Miguel do Oeste Estudante

Acadêmicos participam do evento “Dessas interrupções: um diálogo sobre maternidade”

Por: Karine Bender
imprensa.smo@unoesc.edu.br
08 de Março de 2021

Os acadêmicos dos cursos de Farmácia e Psicologia da Unoesc participaram, recentemente, do evento on-line "Dessas interrupções: um diálogo sobre maternidade".  O evento iniciou com um espetáculo de dança. Em seguida, foi debatido o tema da maternidade, o luto frente à perda de um filho, dores e superação. A atividade contou com a participação da especialista em Dança e Consciência Corporal, Paola Zonta, e do seu filho, Gabriel Seibel.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Lisandra Antunes de Oliveira,  é importante compreender o tema, pois ele aborda a perda, os sentimentos, traz o significado da maternidade e quais são os sonhos e fantasias presentes nesse momento da vida das pessoas.

— A atividade foi extremamente rica, produtiva e encantadora. Foi feita a união da arte e da Psicologia, compreendidos aspectos psicológicos, além de assistirmos a um belíssimo espetáculo — ressalta a professora.

O coordenador do curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, professor Álvaro Cielo Mahl, destaca a importância de abordar o tema com os futuros psicólogos.

— De uma forma geral, ajuda a desenvolver a noção, cada vez maior, da importância de uma escuta qualificada. Conhecer e entender as idiossincrasias de cada mulher envolvida no processo de perda e luto é fundamental para isso —  afirma o professor.

A acadêmica Viviane Damo salienta que a atividade evidenciou a importância de uma escuta qualificada.

— O evento emocionou com tanta riqueza e delicadeza nas falas da Paola Zonta. Tudo o que foi vivenciado mostrou a importância de uma escuta qualificada, do acolhimento correto e do respeito à dor do outro — avalia a acadêmica.     

O coordenador do curso de Farmácia, professor Everton Boff, observa que a discussão também é importante para os futuros farmacêuticos.

— Os serviços de saúde, principalmente os vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), exigem um profissional com atuação multiprofissional e com conhecimentos interdisciplinares. Discutir sobre a maternidade é discutir sobre um tema muito importante no âmbito social, familiar e de saúde — conclui o professor.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.