Notícias Joaçaba Inovação

Unoesc e Polo Inovale, juntos pela Inovação e desenvolvimento regional

Por: Alessandra de Barros e Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
11 de Dezembro de 2020

A Unoesc é uma Universidade comunitária, ou seja, sem fins lucrativos que tem como missão “Promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, gerando conhecimento para o desenvolvimento regional com sustentabilidade”. O Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe – INOVALE, tem em sua base a reunião de organizações com interesses correlatos, que atuam de forma articulada, visando a geração de empreendimentos inovadores, novos produtos, serviços, tecnologias e processos e de práticas de gestão inovadoras, de maneira disseminada na região do Vale do Rio do Peixe, Meio-Oeste e Grande Oeste Catarinense. E, é visando contribuir com o meio onde estão inseridos, que, tanto a Universidade como o Polo INOVALE atuam de forma conjunta.

 A origem do Polo INOVALE se deu a partir de uma chamada pública da Fapesc para o desenvolvimento regional de Santa Catarina, em 2009, quando lideranças do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), da então Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joaçaba, decidiram pela elaboração de um Plano de desenvolvimento regional, plano esse que foi coordenado pela Unoesc e  intitulado “Plano de Desenvolvimento do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe”. Com isso, a partir de 2010, o Polo INOVALE deu seus primeiros passos abrangendo, inicialmente, 14 municípios do Meio-Oeste catarinense.  Ainda, das primeiras iniciativas, na década de 2000, com a Incubadora de empresas de base tecnológica, Tecnovale da Unoesc, em Joaçaba, e Néctar da Unoesc, em Videira, surgia em 2010, juntamente com o INOVALE, a Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL).

Coroando o importante trabalho desenvolvido pelo Polo INOVALE, foi inaugurado em Joaçaba, neste mês de dezembro, o Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe- INOVALE, que teve sua construção iniciada em 2015. A obra com 2.300 m2, tem como finalidade desenvolver um ecossistema de Inovação que irá gerar oportunidade para empreendedores e para a comunidade em geral, por meio da Inovação. A Unoesc mais uma vez foi parceira e doou o terreno para construção, fato esse que colaborou de forma decisiva para que tal projeto saísse do papel. Somado a isso, houve a disponibilização de recursos para a construção por parte do Governo do Estado e o trabalho da obra por parte da Prefeitura de Joaçaba, sendo que agora, a gestão do Centro de Inovação é feita pela Fundação Cetepi, que também é mantenedora do Polo Inovale e foi selecionada por meio de Edital da prefeitura.

 — Foi um trabalho feito a muitas mãos. A missão e abrangência do Polo INOVALE, bem como, a concretização da obra do Centro de Inovação, somente foram possíveis pelas parcerias firmadas e cooperação de várias entidades, empresas e pessoas voluntárias, que são a base da constituição do INOVALE. Destacam-se além do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE), Prefeitura de Joaçaba e Unoesc, Acioc, Ammoc, CDL-Joaçaba, Epagri, FIESC, IEL, IFC, ITL, Fapesc, Fundação Cetepi, Prefeitura de Luzerna, Sebrae, Senac, Senai, Sesc, Sesi, Sindimec (Instituidor da Fundação Cetepi) e o parceiro internacional, do Vale do Silício, a Valle Innovation — destacou o presidente do Polo INOVALE, Fábio Lazzarotti.

 Alguns dos bons resultados colhidos desde o surgimento do Polo, estão os empreendimentos Odeme Dental Research e Salus Dermatoglilfia. Ambas as empresas foram pré-incubadas da Unoesc e incubadas na Incubadora de Luzerna e hoje ganharam o mundo. A Odeme oferece soluções inovadoras em acessórios, dispositivos e equipamentos para pesquisa médica e odontológica e a Salus trabalha com a observação da impressão digital como marca de individualidade biológica. 

Além disso, com o apoio de recursos federais (emendas parlamentares) indicadas pelo Senador Jorginho Mello, foram promovidas ações de capacitação e assessorias para os empreendedores estimulando a cultura de inovação numa região que alcança hoje 22 municípios.

 Atualmente, a região de abrangência do INOVALE conta também com o Centro de Inovação de Videira, a Incubadora Terra da Maçã de Fraiburgo, além da ITL e da Pré-incubadora e Agência de Inovação (AGIR) da Unoesc. E, com a inauguração do Centro de Inovação, a região ganha mais um habitat de inovação para a geração de empreendimentos inovadores, a Incubadora Tecnológica de Joaçaba. Há ainda várias iniciativas e estudos de novos habitats de inovação em andamento, como em Água Doce, Campos Novos, Capinzal, Ibicaré e Lindóia do Sul. Para a Diretora coordenadora da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR), professora Jéssica Romeiro Mota, a união de empresas, entidades e poder público é fundamental para o desenvolvimento da cultura de inovação na região.

 — Nossa região tem se destacado nos últimos anos pela ação articulada dos atores da tríplice hélice: instituições de ensino, governos e entes privados, o que apoia os resultados colhidos. A Unoesc, pela AGIR, e sua pré-incubadora de empresas tem sido um grande catalisador de ações que visam estimular o empreendedorismo e a inovação, bem como, a articulação Universidade e empresa — afirmou.

E, o envolvimento na promoção e consolidação de novas tecnologias visando empreendimentos inovadores para a região, por meio do Centro de Inovação e do Polo INOVALE, não vai parar por aqui. A Unoesc adotou um dos espaços disponíveis no Centro de Inovação e, além disso, continuará apoiando as ações desenvolvidas pelo Polo.

— Para além da formação acadêmica de qualidade, a Unoesc desempenha um papel social fundamental em toda a sua grande área de abrangência. O presente caso é um exemplo disso, onde a Universidade participa na condição de elo interinstitucional e social, configurando-se como agente fundamental na cadeia promotora do desenvolvimento econômico sustentável, alcançado por meio da pesquisa e da inovação — ressaltou o coordenador Geral de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Jovani Steffani.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.