Notícias Xanxerê Extensão Pesquisa

Unoesc e IRAC firmam convênio para o desenvolvimento de biotecnologias reprodutivas na região Oeste

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
19 de Junho de 2020

Para celebrar o convênio assinado entre a Unoesc Xanxerê e o Instituto de Reprodução Animal de Córdoba (IRAC), ocorreu, no dia 10 de junho, uma palestra on-line sobre “Utilización de las Biotecnologias Reproductivas en Ganado de Corte y Leche”, que abordou o uso das biotecnologias reprodutivas na pecuária, com o professor Dr. Gabriel Bó.

O palestrante é presidente e diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IRAC e professor de Obstetrícia e Biotecnologia da Reprodução na Escola de Veterinária do Instituto de Ciências Básicas e Aplicadas da Universidade Nacional de Villa Maria, em Córdoba, Argentina. Como pesquisador, Gabriel Bó é mundialmente conhecido no desenvolvimento de protocolos para a reprodução animal.

O IRAC é um importante centro de pesquisa da Argentina e também tem ganhado prestígio a nível internacional devido a seus avanços em biotecnologias reprodutivas aplicada à bovinos. E o convênio com Unoesc possibilitará o envio de alunos de graduação, pós-graduação, pesquisas e cursos de extensão, que serão ofertados em conjunto entre as duas instituições.

O professor da Unoesc Xanxerê, José Francisco Manta de Bragança, destacou que este convênio permitirá a troca de experiências e parcerias em projetos de pesquisa, resultando em grandes conquistas na formação profissional dos acadêmicos da graduação, como também aos alunos de pós-graduação no âmbito de especialização e mestrado.

— Sem dúvida, foi uma oportunidade ímpar contar com a participação do docente e pesquisador Dr Gabriel Bó, abordando assuntos ligados à reprodução bovina. Trata-se de um profissional reconhecido nacional e internacionalmente. Seus estudos nos proporcionaram vasto conhecimento na reprodução da fêmea bovina, possibilitando assim, o surgimento de muitos programas hormonais para o controle do ciclo estral, os quais, nos dias de hoje, são aplicados em nossos rebanhos brasileiro — comentou o professor José Francisco.

A palestra contou com a participação de acadêmicos e professores de diferentes instituições de ensino como Unoesc, UFSM, Esalq, entre outras e profissionais liberais.

A doutoranda em Sanidade e Reprodução Animal, Universidade Federal de Santa Maria, Manuela Wolker, salientou que o modelo de discussão e apresentação dos dados aproxima o palestrante do público e a dinâmica de discussão foi muito produtiva.

­— Foi muito gratificante participar da palestra com o Dr. Gabriel Bó, já que ele é uma das principais referências na reprodução animal que temos na América Latina e mundo. Como ouvinte externa, parabenizo a Unoesc Xanxerê por proporcionar um grande evento virtual como este, contemplando profissionais e estudantes da área —finalizou Manuela.

*Com informações da professora Marcieli Maccari.