Notícias Chapecó Estudante

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
04 de Dezembro de 2019

No dia 29 de Novembro, a Unoesc Chapecó formou mais uma turma da Universidade da Melhor Idade de Chapecó – (UMIC) turma 2018/2019. Estiveram presentes na mesa diretiva o Vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, a Gerente Administrativa da Unoesc, professora Ana Márcia Debiasi, Cleusiana Anhaia - Diretora de Proteção Básica, representando o Prefeito Municipal Luciano Buligon e  Ulda Baldissera, Secretária de Assistência Social de Chapecó, Claudina Téchio - representante do Conselho Municipal dos Idosos (CMDI), a coordenadora da UMIC, professora Sandra Maria Toffolo e a madrinha da turma professora Mariluce Poerschke Vieira.

O professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, salientou a alegria em poder atender a este público na Universidade e lembrou também a repercussão positiva do projeto na comunidade local, no Estado, no país e até internacionalmente.

— Isso tudo se deve a parceria com a Prefeitura Municipal de Chapecó por meio da Secretaria de Assistência Social — ressaltou.

O momento foi marcado de muita alegria e emoção por parte dos formandos, seus familiares, amigos e professores. Para a acadêmica formanda Ivete Terezinha Maldaner Gusatto era um sonho, "fui em busca e hoje estou realizando. Só gratidão!"

A UMIC  iniciou suas atividades em 2011 e é um projeto desenvolvido em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Unoesc Chapecó. O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon destaca que a UMIC é um projeto que vem trazendo grandes resultados e que está servindo de exemplo para outras cidades.

— Os alunos da UMIC são exemplo e inspiração para as novas gerações, é um orgulho ver aquelas pessoas que já contribuíram muito com Chapecó continuar se qualificando e buscando conhecimento para melhorar ainda mais nossa cidade — comentou Buligon.

Para a professora Sandra Maria Toffolo, os formandos foram responsáveis pela maior parte da organização da formatura, cujo processo é uma forma de aprendizado.

— O resultado sempre é surpreendente, pois o que queremos é que aflore o melhor de cada um, resultado de um trabalho contínuo e em grupo — comenta a professora Sandra.

Desde 2011 o projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Chapecó e Unoesc Chapecó, trazendo resultados incríveis ao público alvo. O projeto UMIC Extensão tem dois anos de duração, com previsão de formatura para a próxima turma em 2020 segundo semestre. Para a última turma de formados e egressos a previsão é de continuidade dos estudos.

*Texto com a colaboração de Sandra Toffolo e Celso Paulo Costa