Notícias Chapecó Evento

Por: Fabiane De Carli Tedesco
fabiane.tedesco@unoesc.edu.br
15 de Abril de 2019

De 10 a 12 de abril, os cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó. juntamente com o curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó, organizaram a 15ª Escola Regional de Banco de Dados - ERBD 2019 com o tema "Inteligência de Dados".

O evento faz parte do calendário de eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O último evento relacionado à Computação ocorreu no ano de 1999 com a Escola Regional de Informática (ERI).

A ERBD contou com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Cresol, Amplimed e ALT e teve o apoio do Deatec - Polo Tecnológico do Oeste Catarinense, Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) e Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Foram várias palestras, painéis, minicursos e oficinas, sendo que na noite do dia 11 de abril a Unoesc Chapecó sediou a abertura oficial com a professora Jonice Oliveira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falando sobre o tema "Extraindo Conhecimento a Partir das Interações Sociais". Após a palestra foi realizado um painel sobre o que é Inteligência de Dados com participantes da área acadêmica e da indústria.

Para o coordenador dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó, professor Tiago Zonta, esse evento foi muito importante, principalmente pelo tema abordado.

— O diferencial de inovação das empresas não será mais oferecer produtos, estamos no caminho da oferta de serviços inteligentes ligados aos produtos, serviços que utilizam dados para melhorar a experiência do consumidor — disse Zonta.

Ele comentou ainda a respeito das palestras diferenciadas com professores e profissionais renomados e premiados na área, sendo, segunda ele, uma oportunidade na região que não é muito comum.

— Outro ponto positivo foi a parceria com a UFFS. Estamos montando um grupo de professores para ofertar serviços ligados aos volumes de dados hoje gerados e a possibilidade de inserção de inteligência nos processos e produtos das empresas da região — afirmou Zonta.

* Texto: Unoesc Chapecó