Notícias Xanxerê Geral

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
10 de Setembro de 2019

O Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cães e Gatos (ClinPeq), da Unoec Xanxerê, realizou, em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, uma programação de palestras para alunos do ensino fundamental e grupos de idosos e hipertensos.

Na Semana da Saúde na Escola, desenvolvida na Escola Municipal Paul Harris, com crianças da 1ª a 4ª série, participaram discentes do curso acompanhados pela professora Mariana Teixeira Tillmann e colaboração do médico veterinário Fellipe de Souza Dorneles.

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê realizou palestras lúdicas sobre posse responsável e cuidados com a higiene de animais, abordando a prevenção da infecção das zoonoses por humanos e a disseminação dessas doenças.

Também foram realizados jogos educativos em formato de gincana sobre os temas abordados, para a fixação dos assuntos.

— As dinâmicas realizadas pelo grupo são essenciais para os alunos da escola entender a importância e a diversificação da profissão de veterinário, além da oportunidade para nós acadêmicos consolidarmos o conhecimento adquirido em sala de aula. É imensa a gratidão ver o sorriso das crianças desde a chegada até a realização das tradicionais gincanas e dinâmicas educativas — afirmou o acadêmico de Medicina Veterinária Stefano Eduardo Borga.

Outra atividade em parceria com a Unidade de Saúde foi a participação no grupo de idosos e hipertensos, sobre a importância da alimentação com produtos de origem animal inspecionados por veterinários, evitando assim a infecção por brucelose, tuberculose, toxoplasmose, entre outros. Também foi alertado sobre a higienização correta de frutas, legumes e vegetais para evitar a contaminação por helmintos e protozoários.

Integram também as atividades de orientação sobre zoonoses, entrevistas junto a imprensa local. A professora Graciane Aiello, falou sobre os sinais clínicos e prevenção da Rinotraqueíte Viral Felina e, em outra oportunidade, sobre toxoplasmose, enfatizando sobre formas de transmissão e prevenção dessa doença.

Com as atividades no setor de pequenos animais, a Unoesc está inserida na comunidade através dos discentes do Curso na comunidade e vai além de apenas orientações sobre a saúde e bem-estar dos animais, permitindo assim desenvolvimento de profissionais humanitários e com capacidade de abordar o público.

— O objetivo de levar informações à comunidade sobre cuidados com os animais e abordar seu bem-estar desenvolve satisfação para a população por receber orientações sobre a prevenção de zoonoses — relata a acadêmica Carolina Luiza Gehlen.

Com informações da professora Mariana Teixeira Tillmann.