Notícias Joaçaba Extensão

Uniti mantém atividades e interação entre os alunos por meio da tecnologia

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
29 de Junho de 2020

Desde que a Pandemia do Coronavírus (Covid-19) começou, as quartas-feiras, na Unoesc Joaçaba não tem mais os risos cheios de entusiasmo e nem mesmo os abraços calorosos trocados entre os participantes da Universidade da Terceira Idade (Uniti), já que as aulas estão suspensas desde 17 de março. No entanto, a tecnologia tem sido a aliada para promover, de forma remota, a interação entre os participantes.

A coordenadora da Uniti, professora Márcia Terezinha da Rocha Restelatto conta que a notícia da suspensão dos encontros presenciais foi recebida com tristeza pelos alunos, mas todos entenderam que tal atitude zela pelo principal que é a saúde de cada um e a diminuição de pessoas circulando estaremos contribuindo para a diminuição da propagação do virus. 

Frente a este cenário e para minimizar os impactos do distanciamento social e ainda manter o vínculo fortalecido entre universidade e alunos que foi criado o projeto “Fortalecendo Vínculos”, por meio do qual as atividades que aconteciam em sala de aula foram adaptadas e são enviadas pelo WhatsAPP.

— O grupo tem cerca de 200 participantes, pois reúne toda as fases da Universidade da Terceira Idade e é nele que encaminhamos atividades e informações com vídeo aulas desenvolvidos pelos professores que os acompanhavam presencialmente. Tem dicas de saúde, conteúdos informativos em geral, interações com canto e dança e até mesmo atividades que os desafiam a cumprir alguma tarefa e postarem vídeos para os demais assistirem. São conteúdos curtos, mas, que permitem ocupar o tempo e motivam a interagir virtualmente — explicou  Profª Márcia.

Na mais recente atividade alguns alunos foram convidados a comentar sobre como estão se sentindo, como se adaptaram a nova rotina e ainda sobre a Uniti em sua vida. Eles participaram de um vídeo que será divulgado no grupo do WhatsApp e também nas mídias digitais da Uniti e no Youtube.

Diante da necessidade do uso da tecnologia Profª Márcia destacou o quanto as aulas do componente de informática auxiliaram na adaptação dos alunos ao uso do celular e notebook.

— Buscamos mostrar as funções principais dos computadores e celulares e incentivamos que se conectem. Hoje percebemos que para muitos isso fez a diferença. Além disso, as próprias atividades que são enviadas no WhatsApp têm estimulado para que tentem gravar vídeos, áudios e a compartilhar arquivos — comentou.

Por último a Coordenadora ProfªMárcia destacou:

— Estamos  ansiosos para voltar às atividades, mas entendemos que o momento é delicado e exige cuidado. Seguimos com muitas saudades de todos —finalizou.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.