Notícias Chapecó Extensão

UMIC promove jogos adaptados e integrativos em Chapecó

Por: Gabriela Volkweis Stocco
gabriela.stocco@unoesc.edu.br
18 de Junho de 2014

A Unoesc Chapecó sediou, na última semana, os Jogos Adaptados e Integrativos da Universidade da Melhor Idade (UMIC), envolvendo alunos da UMIC 3a edição e especialização.  As atividades foram organizadas pelo coordenador do curso de Educação Física, professor Paulo Pagliari, com a colaboração de acadêmicos do curso.

O objetivo do projeto é a conscientização da importância da Atividade Física e os benefícios que ela proporciona à saúde física e mental.

- Utilizar o momento para integrar, divertir e praticar esportes, visando a inclusão independente das limitações físicas de cada um foi o ponto alto do evento - avaliou a coordenadora da UMIC, professora Sandra Maria Toffolo.

Para Pagliari, o mais interessante foi perceber que os próprios alunos chegaram para os jogos justificando suas limitações e, tão logo as atividades iniciaram, foi possível notar que todos se envolveram e puderam jogar.

- Eles saíram muito satisfeitos querendo mais momentos de atividades como essas - disse.

O evento também marcou o encerramento do semestre da UMIC 3º edição. Além dos jogos, o professor do curso de Educação Física, Patrick Zawadzki ministrou palestra sobre “Atividade Física e Saúde”. Segundo ele, independente da condição de saúde em que nos encontramos é possível desenvolver um estilo de vida saudável. Zawadzki apresentou informações científicas que demonstram que é possível ter ganhos significativos de massa muscular acima dos 90 anos e demonstrou que para conseguirmos aderir a programas de exercício precisamos criar crenças positivas durante a prática da atividade física.

A UMIC é um projeto da Prefeitura Mnicipal de Chapecó em parceria com a Unoesc Chapecó. Teve início das atividades em 2011 e atendeu até o momento 263 idosos, nos cursos da UMIC 1ª, 2ª e 3ª edições e UMIC – Especialização 1ª e 2ª edições.