Notícias Joaçaba Capacitação Docente

Tendências e possíveis trajetórias na Educação Superior é tema de abertura da capacitação docente

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
19 de Julho de 2021

Entre os dias 12 e 16, o Núcleo de Apoio Pedagógico da Unoesc promoveu, de forma remota, uma capacitação docente que teve como abertura a palestra do professor doutor Marcos Formiga com o tema “Desafios de ser professor no Ensino Superior: revisitando teorias de aprendizagem, repensando a avaliação na busca de aprendizagens inovadoras”.

O evento teve como objetivo proporcionar espaços para o debate, a reflexão e o aperfeiçoamento dos docentes acerca dos desafios do ser professor, de avaliar os processos de ensino e de aprendizagem, bem como refletir sobre a inovação e processos de aprendizagens.

O reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, deu as boas-vindas a todos os participantes e agradeceu a presença do palestrante professor Marcos Manuel Formiga que aceitou o convite e dedicou um pouco do seu tempo para conversar com a comunidade acadêmica da Unoesc, importante instituição comunitária voltada para uma grande região multicampi.

— Tenho certeza que as orientações que ele nos trará possibilitará muito para que nós continuemos fazendo essas reinvenções. Essa reestruturação que a pandemia acelera a que nós docentes, dirigentes e universidades de ensino temos que fazer. Agradeço aos nossos professores, direção acadêmica, orientação pedagógica, pelo o que a Unoesc se reinventou durante esse tempo em que a pandemia nos assola, temos muito o que fazer, recuperando fortalecendo as nossas energias para que tenhamos a educação de qualidades que queremos — destacou o reitor.

Durante a semana foram abordados outros temas: no dia 13, ocorreu a palestra Teorias de "Aprendizagem II", ministrada pela psicóloga Aparecida do Carmo Frigeri Berchior, e a "Ética no uso de animais em pesquisa e em ensino", com o professor Diego de Carvalho, no dia 14, ocorreu a palestra "Novos paradigmas tecnológicos e de aprendizagem para educação superior no Brasil", com o professor Maurício Garcia, e "Programa de capacitação para Ações de Internacionalização", apresentada pela Coordenadoria Geral de Relações Internacionais da Unoesc, dia 15, o NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, promoveu a palestra "Aulas inclusivas: planejamento pedagógico e execução", também foi tratado sobre "Recursos Digitais para aplicação do PBL", mediada pela professora Vanessa Wegner Agostini, e o "Comitê de Ética em Pesquisa", ministrada pela professora Vilma Beltrame, no dia 16 ocorreu o encerramento da capacitação com a palestra "Dicas do Moodle", que teve como palestrante a professora Greici Fernandes da Silva.

A Pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Gadler agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância e dos professores neste período de pandemia.

— O professor neste tempo de pandemia, soube se reinventar, conseguiu ser ágil em se refazer em cenários complexos, por vezes imprevisíveis, ser professor não é só mais quem domina o conteúdo de sua disciplina, mas sim o que é capaz de contribuir para aprendizagem de forma muito intensa e contextualizada, relacionado o que se aprende com o que se vive ao estudante, gerando valor —  enfatizou Lindamir. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.