Notícias Videira Diplomados

TCC do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira é novamente finalista em concurso nacional

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
06 de Agosto de 2020

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira teve trabalho acadêmico entre os 10 finalistas nacionais que participaram do Prêmio Saint-Gobain Arquitetura Habitat Sustentável, que mobiliza estudantes e profissionais que pensam a sustentabilidade do setor da construção civil e o bem-estar dos usuários.

Nesta última edição, foi selecionado o trabalho elaborado pela egressa do curso, Tatiana Bruna Fabian, que projetou um Centro de Educação Ambiental para o município de Videira, trazendo na sua essência a necessidade de conscientização do ser humano das problemáticas ambientais, suas consequências e o dever de se preservar a natureza em prol da sobrevivência das futuras gerações.

Em toda a sua estrutura, o projeto de conclusão de curso, buscou exaltar os ideiais de ecologia por meio do edifício, trilhas ecológicas e horto florestal, para que, em conjunto, despertasse no usuário, a sensibilização pelo natural.

— A ideia da inscrição no concurso partiu do incentivo da minha orientadora, Tulainy Parisotto, uma vez que a temática desta última edição buscava projetos de arquitetura que explorassem a sustentabilidade e o conforto ambiental como premissas básicas— exaltou Tatiana.

Ela explica que seu trabalho foi alicerçado, durante todo o desenvolvimento, sobre estes quesitos, indo ao encontro do que o concurso buscava.

— No momento da divulgação do resultado, foi gratificante ver que todo o trabalho desenvolvido no último ano do curso foi classificado entre os 10 melhores do Brasil. Tenho muito a agradecer à minha orientadora e à coordenação do curso, por todo apoio e incentivo que recebi, não apenas nesta oportunidade, mas sim, no decorrer de todo o curso no campus de Videira— enalteceu.

Para o professor Jeferson Suckow, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, é gratificante conquistar essa premiação, não pelo título em si, mas pelo fato de que é uma comprovação da qualidade do curso e do bom trabalho que os professores e a instituição vêm realizando.

A professora orientadora, Tulainy Parisotto, afirma que a temática escolhida para o desenvolvimento do TCC está diretamente relacionada à área que a acadêmica, agora diplomada, desperta grande afinidade.

—Estar entre os dez projetos selecionados nos dá mais fôlego para continuarmos incentivando os acadêmicos a participarem, para que percebam o quanto são capazes e que se assemelham muito a outros tantos acadêmicos do Brasil — finaliza a professora.

O Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável, que em 2020 contemplou sua sétima edição, é uma iniciativa do Grupo Saint-Gobain, referência mundial em construção sustentável, tem a finalidade de reconhecer os melhores projetos e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções para o conforto do ambiente, além de mobilizar estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários. O prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a correta especificação de produtos e processos construtivos.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.