Notícias Chapecó Joaçaba São Miguel do Oeste Seminário

Seminário Institucional do Pibid aborda as práticas desenvolvidas pelo programa no espaço escolar

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
20 de Dezembro de 2019

A Unoesc realizou no dia 17 de novembro, o Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) que neste ano teve como tema: “Seminário Institucional de Práticas Pibidianas no Espaço Escolar" o evento aconteceu simultaneamente na Unoesc Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste, reunindo coordenadores de área, supervisores e bolsistas de iniciação à docência.

A abertura do evento foi transmitida pelo Facebook, direto da Unoesc Joaçaba para os demais campi e teve a presença da Pró-reitora de Graduação da Unoesc professora Lindamir Secchi Gadler, do Pró-reitor de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, professor Fábio Lazzarotti, da coordenadora institucional do Pibid, Adriana Sernajoto, da representante dos coordenadores de área, professora, Lucivani Gazolla, da representante dos supervisores Simone Danielei e da acadêmica de Educação Física, Andressa Vedovatto Rayzer, representando os bolsistas. Em seguida, os presentes acompanharam a palestra “Políticas educacionais: a formação de professores no quadro de medidas de formatação da educação”, ministrada pelo professor Elton Nardi.

A segunda parte do seminário aconteceu nos campi, o seminário de socialização das práticas pibidianas. Cada escola socializou as atividades que aconteceram no seu espaço.

— O evento permitiu reflexões muito interessantes acerca do cenário atual de formação de professores e a relação com a educação básica e, ainda a socialização de experiências, de vivências nas escolas, o que valoriza o trabalho dos bolsistas e supervisores, a significação da teoria e a integração entre o ensino superior e a educação básica. Além disso, ficamos muito felizes com o posicionamento favorável da Pró-reitoria em relação ao interesse da Unoesc em conveniar com a Capes para continuidade do programa — afirmou a coordenadora institucional do Pibid, Adriana Sernajoto

Sobre o Pibid

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. A Unoesc mantém o Pibid em convênio com a Capes- valorização das licenciaturas, preocupação com a formação de professores, com o desenvolvimento regional.

*Texto com informações coordenação institucional Pibid

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.