Notícias Xanxerê Graduação

Relatos de experiências exitosas de egressos do curso de Pedagogia

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
20 de Novembro de 2020

O curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê, em parceria com o mesmo curso da Unoesc de Chapecó, promoveu, nos dias 16 e 18 de novembro, um evento on-line denominado "A prática pedagógica na educação atual: experiências exitosas de egressos do curso de Pedagogia da Unoesc”.

Com a participação de acadêmicos, egressos e docentes de diferentes campi da Unoesc, a ação é fruto da Atividade Prática de Ensino e Extensão (APEE), que tem como objetivo integrar a Universidade com a sociedade.

Nos dois dias de relatos, as professoras Elizandra Iop, Alexandra Lopes Pacheco, Zilmara Maciel, Sara de Moura, Cleide Silva do Nascimento, Eliane Pereira Drumm, diplomadas no curso de Pedagogia, e a professora Silvana Weiser e o professor Ricardo Cavalheiro, do curso de Educação Especial, compartilharam suas experiências.

A professora Alexandra Lopes Pacheco, considera de extrema importância esses momentos de troca de experiências e de dividir com os acadêmicos um pouco da trajetória pessoal, compartilhando as angústias, os desafios, a diversidade de oportunidades profissionais que o Curso proporciona e, principalmente, o sentimento de que tudo valeu a pena.

— Para nós egressos, é sempre motivo de alegria e orgulho retornarmos à Universidade que nos constitui enquanto profissionais e contribuiu também para nossa formação humana. No curso de Pedagogia recebemos uma formação sólida que considera todas as dimensões formativas: profissional, intelectual, social, política e cidadã. E repassar isso aos futuros colegas de profissão é uma maneira de incentivá-los a seguirem firmes e confiantes no caminho da formação. Precisamos cada vez mais de pessoas comprometidas com um projeto de educação equânime e de qualidade social — comentou Alexandra.

A acadêmica do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê Ivanir Benjamin Antonio destaca que os participantes foram presenteados com depoimentos emocionantes de professores egressos do Curso.

— Tivemos o privilégio de ouvir e conhecer histórias e trajetórias cheias de emoção e ricas em detalhes. Percebemos como o envolvimento, a dedicação e uma educação de qualidade fizeram a diferença na formação dos palestrantes. Estas noites de APEE foram especiais, estamos convictos de que a educação é o caminho para a construção de uma sociedade mais humana, que acredita no potencial de cada um e respeita as diversidades — concluiu Ivanir.

— Foram duas noites de muito aprendizado e orgulho em receber os egressos que estão desenvolvendo trabalhos de sucesso em prol da educação na nossa região — finalizou a professora Édina Cristina Rodrigues Ruaro, coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê.

Com informações da professora Édina Cristina Rodrigues Ruaro.