Notícias Joaçaba Graduação

Promotora do Ministério Público de SC conversa com acadêmicos do curso de Psicologia da Unoesc

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
11 de Julho de 2019

Os acadêmicos da 10ª fase do curso de Psicologia da Unoesc Joaçaba participaram de uma roda de conversa com a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, doutora Márcia Denise Kandler Bittencourt. A atividade faz parte da disciplina de Clínica de Atenção Psicossocial, ministrada pela professora Isabela Toscan Mitterer Berkembrock.

Na ocasião, a promotora falou sobre o projeto de sua autoria, "Rede em Ação", presente nos municípios de Pomerode, onde foi idealizado e inicialmente implementado, em Joaçaba e Luzerna, estando em construção em outros municípios da região.

— O projeto preconiza uma organização para o funcionamento do trabalho em rede multidisciplinar, previsto na legislação, organizado em reuniões periódicas, com acompanhamento da execução das ações estabelecidas pelas equipes do município, visando a proteção e promoção de direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, risco pessoal ou social e/ou vítima de violência — explica Márcia.

Ela ainda ressaltou como benefícios do projeto, a integração das equipes, a melhoria nos processos de comunicação e na responsabilização dos atores das políticas públicas e a maior resolutividade dos casos.

De acordo com a professora Isabela é muito importante o diálogo dos alunos com a prática cotidiana nas equipes multidisciplinares e suas repercussões devido a maior inserção do profissional psicólogo em equipes multidisciplinares, e os inúmeros desafios que se interpõem à sua prática, tanto no aspecto ético quanto no aspecto técnico.

— Vivemos um contexto de mudança do modelo de atenção à saúde mental que pede uma maior abrangência da compreensão do adoecimento como um fenômeno biopsicossocial, multicausal. A presença da doutora Márcia, contribuindo com sua experiência na condução de casos de maior complexidade, permite aos acadêmicos uma ampliação do olhar sobre essa atuação multidisciplinar e sobre essas variáveis que interferem na saúde mental— conclui a professora.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.