Notícias Pesquisa

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
05 de Março de 2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC comunicou a relação das propostas aprovadas na Fase 1 do Proeventos 2018/2019 e a Unoesc teve cinco projetos aprovados. Quatro deles são da Unoesc Joaçaba e um da Unoesc Chapecó.

O Proeventos da Fapesc tem como objetivo, fomentar a organização e a realização de eventos científicos, tecnológicos ou de inovação, coordenados por pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICTIs, de Santa Catarina, contribuindo para a sua difusão e divulgação. Para isso, os projetos recebem apoio financeiro que possibilitam custear suas logísticas de realização.

— Os projetos da Unoesc foram inscritos no âmbito regional, no qual o apoio financeiro é de até R$15 mil. Esses recursos são investidos para que seja possível, por exemplo, trazer aos eventos científicos propostos, palestrantes de renome nacional e internacional. Ou seja, a universidade auxilia com o pró-labore, enquanto, o apoio da Fapesc cobre despesas de deslocamento, alimentação, estadia e outras necessidades dos profissionais participantes — explicou o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Júlio Cesar Ribeiro Lyra.

A partir da aprovação dos projetos, os responsáveis partem para a fase de envio de documentos a fim de regularizar as propostas para que então seja feito o repasse. Os projetos da Unoesc que foram aprovados são:

Unoesc Joaçaba

* 5ª Jornada Integrada em Biologia e I Simpósio Regional de Biodiversidade- Responsável: Dra. Fernanda Maurer D’Agostini.
*15ª Semana Acadêmica de Odontologia - Responsável Dra. Grasieli de Oliveira Ramos
* 2º Simpósio Integrado das Engenharias ACET - Responsável: Dr. Maxwell Martins de Menezes
Seminário Regional de Educação Física e promoção da Saúde: Exercício Físico e Estilo de Vida Ativo - Responsável: DR. Rudy José Nodari Júnior.

Unoesc Chapecó

*1º Seminário Internacional de Sustentabilidade Gestão e Inovação - Responsável – Manuela G. dos Passos

Além do edital divulgado recentemente, estão previstas outras duas novas chamadas. A próxima com inscrições que vão até dia 30 e abril e outra prevista para acontecer em setembro, o que oportuniza que outros projetos da Universidade possam ser contemplados.

— Os eventos científicos, sejam congressos, seminários ou palestras, custeados por esses recursos buscam envolver a participação das classes representativas, empresários e sociedade como um todo. O que leva a sociedade em geral a conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Unoesc podendo fomentar projetos futuros — finalizou o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Júlio Cesar Ribeiro Lyra.