Notícias Videira Geral

Projeto da Unoesc e Receita Federal desenvolve atividade prática em Videira

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
01 de Dezembro de 2022

A Unoesc Videira, por meio do projeto “Do Descaminho à Geração de Novos Produtos”, desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB) e o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), realizou várias atividades durante o mês de novembro.

Foram três oficinas englobando temas como o desenvolvimento de produtos na área de Farmácia e Engenharia Química, montagem de kits com a matéria-prima descaracterizada de produtos apreendidos pela RFB, além de capacitação do público participante sobre a constituição e operacionalização do próprio negócio.

Essa atividade reuniu acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, Farmácia, Ciências Contábeis e outros cursos convidados, no componente curricular de “Seminários Interdisciplinares de Extensão”, além de pessoas da comunidade em geral.

No total foram sete mini oficinas, iniciadas no dia 11 de novembro com a primeira atividade de produção de geleia, conhaque e vinagre, processo feito por meio de destilação que separa o álcool e o concentrado, utilizando produtos que foram originados da desmaterialização de vinhos doados pela RFB, fruto de apreensões por descaminho.

Esse trabalho foi orientando e coordenado pelos professores Rodrigo Geremias, coordenador do curso de Engenharia Química, professora Fabiana Andreia Schafer de Martini Soares e acadêmicos do curso de Engenharia Química, Nadia Aparecida Ribeiro (bolsista de iniciação científica), e Matheus Di Domênico.

Uma segunda oficina, no dia 18 de novembro, coordenada pelo professor João Ronaldo Ferreira e pela coordenadora do curso de Farmácia, Monica Frighetto, trabalhou a produção de cosméticos de saboaria artesanal, originando um produto de extrema qualidade sensorial e estética.

Já no dia 25 de novembro, em parceria com o Sicredi e Exacon, os professores Alexandre Adílio, Gabriel Antônio Gemelli e a coordenadora do curso de Ciências Contábeis e NAF da Unoesc Videira, Kemylli Farinon, desenvolveram oficinas com temas como o “Empreendedorismo e Contabilidade, formação de preço de venda” e “Controles gerenciais e processos de abertura de empresas”.

Foram vários encontros que oportunizaram aos acadêmicos o conhecimento prático com temas relevantes e necessários para formação dos profissionais em suas diversas áreas e, ao mesmo tempo, fomentando e oportunizando informações sobre empreendedorismo, com foco na operacionalização do seu próprio negócio.

Sobre o projeto

O vinho utilizado para a fabricação do subproduto foi repassado pela RFB à Unoesc, que mantém em desenvolvimento um projeto-piloto, e, no campus de Videira, já foram desenvolvidas outras etapas desse projeto no mês de maio deste ano. Já no dia 1º de novembro o convênio com a RFB foi formalizado com duração de três anos e envolverá acadêmicos e professores de grupos de pesquisa dos cinco campi da Unoesc.

As bebidas alcoólicas serão transformadas em álcool em gel, etílico e geleia de vinho, produto este, até então, inédito nesse tipo de processo. Com a parceria firmada, a Universidade receberá um montante de mais de 500 garrafas de bebidas mensalmente, além de outros produtos apreendidos por estarem entrando ilegalmente no país.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.