Notícias Chapecó Evento

Programa de Sustentabilidade da Unoesc Chapecó realiza Trilha Ecológica com apoio da AFUC

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
12 de Fevereiro de 2020

No dia 08 de fevereiro o Programa De Sustentabilidade da Unoesc Chapecó – Pense Bem Pense Sustentável, realizou Trilha Ecológica no Parque Estadual das Araucárias em São Domingos com o apoio da Associação dos Funcionários – AFUC e acompanhamento e orientações da Polícia Militar Ambiental de Chapecó – PMA e instrutores do Parque.

O momento proporcionou conhecimentos acerca da importância desta reserva, a preservação da sua biodiversidade e das araucárias, espécie está ameaçada de extinção. A programação seguiu com gincana, apresentação da sede do parque, almoço e trilha pela mata e teve como objetivo fortalecer iniciativas, buscando conhecimentos para a conscientização e ações mais efetivas e profícuas, além de envolver os colaboradores em atividades voltadas a sustentabilidade, para a efetivação do Programa dentro e fora da instituição.

A Associação dos Funcionários da Unoesc de Chapecó (AFUC), incentiva o programa Pense Bem e as ações de cultura e convívio ofertadas pela Universidade. Para a Presidente Cherla Aparecida Piva Calegari, os colaboradores buscam o engajamento entre si, com a instituição e com as ações promovidas.

Para Manuela Passos Gazzoni, responsável pelo Programa de Sustentabilidade, "o ato de pensar no envolvimento dos protagonistas deste cenário proporciona momentos de contemplação e pertencimento ao meio no qual estamos inseridos e o quanto somos responsáveis por ele''

O Programa Pense bem, pense sustentável, define atividades desenvolvidas pela Unoesc envolvendo comunidade interna, acadêmica e em geral, com o intuito de promover a conscientização e ações relevantes diante a temática. O programa envolve projetos específicos nas diversas áreas, a fim de mensurar e medir os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável).

Texto: Sandra Maria Toffolo

Fotos: Kelin Dias