Notícias Joaçaba Evento

Profissionais que atuaram na Covid-19 são homenageados em evento realizado em Joaçaba

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
21 de Junho de 2022

Uma noite de emoção e reconhecimento, na qual de forma simbólica, Unoesc, Gerência Regional de Saúde e AMMOC agradeceram o empenho dos profissionais da saúde, que ao longo dos últimos dois anos se dedicaram incansavelmente a combater a Covid-19. O evento foi realizado no Teatro Alfredo Sigwalt na noite de segunda-feira (20).  A solenidade contou com representantes das classes de trabalhadores das mais diversas áreas da saúde dos municípios da AMMOC e Amplasc, sendo que 26 destes profissionais receberam placas de agradecimento em nome de todos os demais colegas de profissão. A imprensa também se fez presente e foi homenageada.

Na região Meio-Oeste foram registrados 55.748 casos da doença, em Santa Catarina 1.758.208, e no Brasil 31.315.777. Aqui na região Meio-Oeste foram 590 óbitos, o equivalente a uma taxa de 1,06%, que se comparada, ficou abaixo da taxa do Estado, com 1,25%, e do Brasil, 2,1%, ou seja, a menor taxa de letalidade.

—  Nada ameniza a dor das perdas. Contudo, denota-se a importância do bom trabalho realizado, desenhado dentro de uma rede de atenção, rede esta, que hoje deve ser reverenciada e que recebe a justa denominação de “rede que deu certo —  comentou o Gerente Regional de Saúde, Maicon Bortoluz.

A Rede que atuou na região Meio-Oeste foi organizada em 16 centros de triagens, 9 hospitais, 3 unidades de pronto atendimento e 73 unidades básicas de saúde, sendo registradas 3.182 internações hospitalares e realizados 62.938 exames de PCR pelo Laboratório Central de Análises do Estado, o LACEN, unidade de Joaçaba. Além disso, foram aplicadas 414.716 doses de vacinas na região Meio-Oeste, gerando 91,95% de cobertura da primeira dose, e 57,06% de reforço. Ao compararmos as taxas, podemos dizer que tivemos uma cobertura superior ao Estado, que foi de 91,29% e também do Brasil, com 89,22%.

— Independentemente da função, todos se envolveram de forma dedicada e abdicada, trabalharam muito para que pudéssemos superar a pandemia. Ainda estamos lidando com o vírus da Covid-19, mas temos grande perspectiva de que seremos plenamente vitoriosos — comentou o prefeito de Joaçaba e presidente da AMMOC, Dioclésio Ragnini.

Na oportunidade, a Unoesc, sensível à necessidade de maior integração entre a Universidade, hospital, rede de saúde e municípios, além de fazer o devido reconhecimento ao homenagear os profissionais da saúde, realizou um momento especial para a inauguração simbólica das novas e modernas estruturas laboratoriais implantadas durante a pandemia, além da assinatura de um convênio com o município de Joaçaba por meio do qual coloca à disposição da população um Ambulatório para o tratamento de feridas.

— Nosso objetivo aqui foi reconhecer, congregar e fortalecer esse espírito de união, para assim, como atuamos com protagonismo na pandemia da Covid-19, possamos auxiliar em outras questões complexas da saúde. Enquanto Universidade, os problemas enfrentados pela sociedade se tornam fonte de pesquisa e, por meio da extensão, buscamos desenvolver projetos que atendam a essas demandas e promovam o desenvolvimento regional —  comentou o diretor acadêmico da Unoesc, professor Jovani Antônio Steffani.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.