Notícias Videira Extensão

Proesde Unoesc Videira encerra 2021 com 11 projetos entregues às comunidades

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
23 de Dezembro de 2021

A Unoesc Videira encerrou no dia 9 de dezembro as atividades do Programa de Educação Superior Para o Desenvolvimento Regional (Proesde), do governo do Estado. As ações foram iniciadas no dia 5 de maio e, ao longo de 2021, foram 11 projetos elencados nas modalidades de Inovação e Protagonismo ao Novo Ensino Médio e Formação de Professores entre outros. Aproximadamente 250 acadêmicos dos diversos cursos de graduação estiveram de alguma forma envolvidos na realização das inúmeras atividades propostas.

Os projetos desenvolvidos pela Unoesc Videira estavam concentrados nas cidades de Monte Carlo, Ponte Alta, São José do Cerrito, Fraiburgo, Salto Veloso, Abdon Batista, Tangará e Videira. Em todos eles, as ações contaram com aval e parceria das prefeituras de cada município, por intermédio das secretarias de Educação, além da Coordenadoria Regional de Educação de Videira e Associação dos Municípios do Vale do Rio do Peixe - AMARP.

 

Biblioteca Escolar de Abdon Batista

Dentre os destaques, figura o projeto de Revitalização da Biblioteca Escolar do município de Abdon Batista, que envolveu desde a pintura das paredes e pinturas artísticas, reforma de portas e janelas, reciclagem de objetos, catalogação de livros, entre outras iniciativas, que deixaram o ambiente totalmente renovado e moderno para o uso dos alunos que frequentam o educandário.

A biblioteca, segundo a coordenadora do Programa de Educação Superior Para o Desenvolvimento Regional (Proesde) na Unoesc Videira, profa. Magali Beatriz Augusto, ainda recebeu tapetes coloridos e aproximadamente, 100 livros que foram doados pelo programa.

A entrega dos livros, assim como a inauguração das reformas da biblioteca, aconteceu durante evento realizado no dia 7 de dezembro, com a presença do vice-reitor de campus, prof. Ildo Fabris, da secretária de Educação de Abdon Batista, Tania Ross, professores, acadêmicos bolsistas, alunos e demais convidados.

 

Apoio na execução dos projetos

Segundo a professora Magali, todo o trabalho de revitalização foi iniciado com visita e reunião com membros da secretaria municipal de Educação e coordenação da biblioteca e teve o acompanhamento do arquiteto, professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, Jeferson Suckow, pela coordenadora da Biblioteca Saul Brandalise, da Unoesc em Videira, Vanessa Pereira e o incondicional apoio da secretária de Educação, Tania Ross.

Magali acrescenta que os  projetos do Proesde, desenvolvidos pela Unoesc, tiveram resultados muito bons, em que o empenho e determinação de todos os envolvidos no processo, como professores, acadêmicos, dirigentes dos municípios envolvidos, e a direção do campus da Unoesc em Videira, assim como o governo do Estado, por meio do Uniedu, que possibilitou a execução dos mesmos, foram fundamentais para o sucesso. Disse ainda que os demais projetos realizados  foram a partir das perspectivas como a Formação de Professores, Projeto de Vida/Ensino Médio, Meio Ambiente, conforme solicitação dos municípios parceiros.

 “Estou muito feliz com os resultados obtidos. Todos colaboraram para que os projetos tivessem resultados positivos, desde o apoio dos dirigentes, à colaboração dos coordenadores de curso e professores. A resposta dos bolsistas durante a implementação dos cursos de extensão e das intervenções foram igualmente muito positivas e de muito compromisso. O governo do Estado, municípios e escolas envolvidas foram importantes parceiros neste processo” - argumentou Magali Beatriz Augusto.

O Proesde

O programa é regulamentado pela Portaria Normativa 2.180, da Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de graduação e nas licenciaturas, por meio do Uniedu, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina.

Os estudantes contemplados com a bolsa Proesde recebem gratuidade de 100% da mensalidade do curso ao qual estão vinculados, (limitado ao valor de até 2 salários mínimos vigentes em dezembro do ano anterior), e em contrapartida, devem participar da formação e execução dos projetos em seus municípios.

Neste ano, o Programa sofreu mudança, passando de Curso de Extensão de 200 horas para Projetos de Intervenção, com o objetivo de atuar diretamente nas comunidades, principalmente, em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com Prof Magali Augusto, o egresso do curso de Extensão em Desenvolvimento Regional deverá ser capaz de compreender sistemicamente o desenvolvimento, traçar e programar estratégias de gestão, gerenciar programas e projetos, liderar equipes e ser agente empreendedor de desenvolvimento, a partir da sua área de formação superior em curso de graduação.

Conforme o diretor Acadêmico da Unoesc Videira, prof. Gilson Luiz Leidens, o PROESDE, além de beneficiar significativamente o acadêmico através do auxílio financeiro, contribui fortemente para a qualificação da formação cidadã e profissional.

— A atuação nos projetos de intervenção possibilita a vivência e a efetiva atuação destes acadêmicos para a resolução de problemas e dificuldades da comunidade regional, preparando os futuros líderes gestores de que nossa região tanto necessita — concluiu.

Já o vice-reitor Prof Ildo Fabris enalteceu a parceria com os municípios participantes e ao governo do Estado, na certeza da continuidade em 2022 com novos projetos que atendam as necessidades regionais, visto que a extensão é um dos pilares da instituição Unoesc.

“ Enquanto Universidade vamos continuar sempre firmes e atuantes junto às comunidades, principalmente as mais necessitadas e com o apoio do poder público poderemos fazer muito mais”. Concluiu Prof Ildo Fabris.

 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.