Notícias Chapecó Geral

Unoesc realiza intermediação de assinatura de termo de cooperação com o IBICT

Por: Francielle Mafesoni dos Santos
francielle.santos@unoesc.edu.br
06 de Dezembro de 2018

No último dia 28 de novembro foi realizada a solenidade de assinatura do um termo de cooperação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com os prefeitos das regiões Oeste e Sul do Estado de Santa Catarina, no Auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), em Concordia-SC. As intermediações para tal realização foram feitas pela Unoesc Chapecó. 

Na ocasião estiveram presentes o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Dr. Ricardo Antonio De Marco, a gerente administrativa, professora Ana Márcia Debiasi Duarte e a professora Inocência Boita Dalbosco.

O IBICT é uma autarquia pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Criado no ano de 1954 com o objetivo de catalogar e organizar a informação produzida pelos cientistas brasileiros, o escopo do IBICT evoluiu e hoje é uma instituição voltada para a divulgação de informação inovadora em ciência e tecnologia. Por meio da sua Divisão de Relações Internacionais, o IBICT promove acordos de cooperação técnica internacional com instituições internacionais de renome. 

Atualmente, o IBICT tem acordos e memorandos de entendimento com mais de 170 universidades nacionais e internacionais e em torno de 200 acordos com instituições de promoção da informação em ciência e tecnologia, além de diversos setores, como desenvolvimento sustentável, energias renováveis, comércio internacional e propriedade intelectual.

A primeira reunião para esclarecimentos das atividades do IBICT aconteceu por intermédio da Unoesc Chapecó, em maio de 2018, onde estiveram presentes prefeitos regionais e representantes do IBICT. A reunião tratou sobre projetos internacionais, montagem, captação de fundos e preparação de planos de negócios. 

A assinatura do termo de cooperação é um marco para a região e tem como objetivo facilitar os processos de internacionalização dos municípios para a transferência de tecnologia. Para o consultor senior do IBICT, Marcio Canedo, a assinatura do termo de cooperação propõe facilitar os acordos entre os municípios brasileiros com governos estrangeiros para a transferência de tecnologia, agora vamos estabelecer acordos específicos por meio de planos de trabalho conforme a realidade de cada município. 

Para o vice-reitor de campus, professor Ricardo Antonio De Marco, o projeto do IBICT está somando força com a participação de várias entidades, empresas e órgãos público. 

— Com o termo de cooperação será possível captar recursos para viabilizar projetos nos municípios catarinenses e abrir portas para que tenham conhecimento técnico internacional — finaliza De Marco. 

* Texto com colaboração de Leonice Troiani.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.