Notícias Inovação

Plataforma ON é apresentada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações

Por: Mayelle Hall
imprensa@unoesc.edu.br
01 de Julho de 2022

A Plataforma de Inovação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) foi apresentada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, no início desta semana, em Florianópolis. A explanação foi realizada pelo presidente da Instituição, reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, durante evento que marcou a instalação do Escritório Regional Sul da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).

A Plataforma ON tem o objetivo de integrar as Instituições de Ensino Superior (IES) comunitárias e os setores público e privado para compartilhar projetos de pesquisa e inovação, além de serviços. A ferramenta foi viabilizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A reunião com o ministro também contou com a presença do presidente da Finep, general Waldemar Barroso Magno Neto; do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fabio Rychecki Hecktheuer; e do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações do Estado, Moris Kohl. Também estiveram presentes diretores da Finep, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina, Facisc, Fiesc e Fecam.

Além da Plataforma ON, o encontro abordou o credenciamento de laboratórios para atuação em serviços de desenvolvimento das atividades regionais, de acordo com as cadeias produtivas. Outro assunto em discussão foi a questão jurídica para a possibilidade de a Acafe receber recursos, por meio de financiamento ou ascensão a editais da Finep, para ações de fomento das regiões em que as instituições estão inseridas.

— Apresentamos a Plataforma de Inovação e traçamos essas duas metas importantes para a integração das universidades com os setores e para o desenvolvimento de Santa Catarina e da região Sul do Brasil — enaltece Cimadon.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.