Notícias Videira Palestra

Palestras marcam o Dia do Biotecnologista

Por: João Luiz Bariviera
joao.bariviera@unoesc.edu.br
01 de Julho de 2020

Para marcar o dia do Biotecnoligista, celebrado na terça-feira, 30 de junho, o curso de Biotecnologia da Unoesc Videira realizou de forma virtual duas palestras, em que os vírus foram protagonistas.

A primeira fala discorreu sobre virologia com foco no SARS-CoV-2 e contou com o experiente virologista dr. Fabrício Souza Campos, professor adjunto do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia do campus de Gurupi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Fabrício também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec/UFT), além de tesoureiro da Sociedade Brasileira de Virologia (gestão 2019-2020).

Dr. Fabrício Souza Campos abordou questões importantes sobre o novo coronavírus, inclusive infecções causadas pelo sars-cov-2, causador da Covid-19. Discorreu também, sobre possíveis tratamentos e estágio de andamento das vacinas, oportunizando espaço para questionamentos a fim de sanar dúvidas dos estudantes, professores e demais participantes do encontro.

Na mesma noite, o virologista dr. Marcos Fernando Basso, formado em Biotecnologia Industrial pela Unoesc Videira, com pós-doutorado e consultorias científica de 2015 a 2020 na Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) e na Embrapa CENARGEN (Brasília, DF), tratou sobre os vírus de patógenos de importância agrícola e seu potencial uso biotecnológico.

Dr. Marcos Basso, egresso do curso de Biotecnologia da Unoesc, atua como pesquisador em biotecnologia vegetal no Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt, Unidade Rondonópolis, MT). Em sua fala, Marcos fez um importante apanhado sobre os vírus de plantas, quanto aos tipos, as estruturas e doenças que causam.

Para o professor dr. Cesar Baratto, coordenador do curso de Biotecnologia da Unoesc Videira, devido à relevância, o tema terá continuidade na noite desta quarta-feira, 1º de julho, enfatizando a interação planta-vírus e o grande potencial de uso dos vírus como ferramenta biotecnológica.

Hoje, dando seguimento, haverá uma Live, às 19 horas, com inglês técnico em Biotecnologia, direto dos laboratórios de Biotecnologia da Unoesc com egressos e acadêmicos do curso, com apoio da United Idiomas. Logo após, haverá a continuação da palestra do dr. Marcos F. Basso, a partir das 20 horas.

Mais informações sobre participação, podem ser obtidas entrando em contato pelo telefone (49) 3533 4441, ou acessar o  Instagram: @biotecnologiaunoesc.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.