Notícias Xanxerê Geral

Palestra em escola aborda cuidado e prevenção em cães e gatos

Por: Eliza Marta Chiarello
marketing.xxe@unoesc.edu.br
10 de Setembro de 2019

O Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Cães e Gatos (ClinPeq), da Unoesc Xanxerê, realiza periodicamente atividades educativas para as crianças da 3º série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Monteiro Lobato, com o intuito de estimular hábitos de higiene básica evitando a infecção por zoonoses e também instruir sobre cuidados básicos com os animais.

Em 2019 foram realizadas várias palestras, entre elas sobre o manejo para evitar anemias e ectoparasitas em pequenos animais, cuidados com a fêmea canina e felina lactante e gestante e instruções sobre medicamentos que causam intoxicação em animais.

A pedido das crianças foi realizada uma palestra sobre manejo de cavalos, ministrada pela professora da disciplina de farmacologia do curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê Fernanda Maria Pazinato.

Outra atividade na escola foi a palestra sobre manejo de composteiras domésticas, realizada em parceria com a microempresa de Xanxerê Meu Araçá. Foi uma atividade lúdica que demonstrou todo seu funcionamento, sendo verificado nas crianças, uma grande satisfação em entender a importância do manejo com o lixo em decomposição para evitar enfermidades.

— As atividades desenvolvidas são bem criativas e, dessa forma, desperta a curiosidade e o interesse pelo trabalho e os cuidados com animais. Os alunos também se preocupam em passar as dicas para seus familiares, o que nos confirma que o objetivo com as atividades propostas vem sendo cumpridas — afirmou a professora da turma na Escola Monteiro Lobato Magna Kehls.

Com informações da professora Mariana Teixeira Tillmann.