Oito obras são lançadas durante o III Colóquio Internacional de Educação

Por: BRUNA SANTOS DE ANDRADE
brunadeandrade@gmail.com
05 de Dezembro de 2011

A programação do III Colóquio Internacional de Educação e do I Seminário de Pesquisa Sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental, realizados entre os dias 28 e 30 de novembro, compreendeu uma sessão de lançamento de livros. Oito títulos foram apresentados na noite de 29 de novembro, sete deles com autores que são docentes na Unoesc.

Os livros foram apresentados pelos autores Dr. Elton Luiz Nardi (Políticas de Educação e Processos Pedagógicos Contemporâneos no Brasil); Dr. Paulino Eidt e mestrando Edinaldo Júnior (Porto Novo: do reino religioso ao poder do mercado); Me. Neusa Bordignon (O Sinaes da concepção ao sepultamento); Dra. Isabel Franchi Cappelletti (Avaliação e currículos, políticas e projetos); Dra. Leda Scheibe (Revista Retratos da Escola); Dra. Mônica Piccione Gomes Rios (Práticas educacionais no diálogo com Paulo Freire); Dra. Maria Teresa Ceron Trevisol (Conflitos na Instituição Educativa. Perigo o Oportunidade? Constribuições da Psicologia); Dr. Aristides Cimadon, e mestranda Elisandra Riffel Cimandon (O princípio da proporcionalidade e as relações juspedagógicas nas Universidades).

Obras

Políticas de Educação e Processos Pedagógicos Contemporâneos no Brasil. Obra da Editora Mercado das Letras que reúne treze capítulos escritos por diferentes autores a respeito dos problemas educacionais em diversas perspectivas de análises, como políticas, formação acadêmica, educação geral, metodologia de ensino, história da educação e propostas curriculares. No primeiro capítulo, o professor Dr. Elton Luiz Nardi, que integra o colegiado do Mestrado em Educação da Unoesc, aborda a descentralização no setor educacional.

Porto Novo: do reino religioso ao poder do mercado. Resultado de um projeto de pesquisa financiado pela Fapesc. Avalia a interferência religiosa na vida social, econômica e política da sociedade durante as primeiras décadas de colonização da região Oeste de Santa Catarina e como o poder religioso foi superado pelo poder de mercado, quando este passou a ditar as regras nessas relações. A sessão de terça-feira serviu para um pré-lançamento do livro, que será lançado oficialmente no dia 14 de dezembro.

O Sinaes da concepção ao sepultamento. Obra lançada pela Editora Conceito cujo conteúdo resulta de uma monografia de especialização em Direito Educacional realizada na PUC/Minas Virtual pela Me. Neusa Bordignon, que é professora e Secretária Acadêmica da Unoesc. Teve a contribuição do Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que também é autor do livro. Faz uma reflexão acerca do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dos principais conflitos gerados com sua implantação.

Avaliação e currículos, políticas e projetos. Organização em que a Dra. Isabel Franchi Cappelletti e outros autores abordam temas como avaliação, o Sinaes, reformulação curricular a Capes. Lançado pela Editora Articulação Universidade/Escola.

Revista Retratos da Escola. Revista semestral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. A edição apresentada na terça-feira tem o propósito de contextualizar o ensino médio e a educação profissional. Seu conteúdo situa os marcos da produção acadêmica da área, os avanços legais, os limites e a necessidade de realização das políticas públicas, programas e ações, das proposições e reflexões. A professora Dra. Leda Leda Scheibe, que integra o colegiado do Mestrado em Educação da Unoesc e apresentou a obra, faz parte do comitê editorial da publicação.

Práticas educacionais no diálogo com Paulo Freire. Sua proposta nasceu na disciplina Práticas Freireanas da Educação Escolar do Mestrado em Educação da Unoesc. Organizado pela professora Dra. Mônica Piccione Gomes Rios, tem a participação do professor Dr. Paulino Eidt, de sete alunos e alunas do Mestrado (três deles já formados mestres hoje) e dois alunos que realizavam a disciplina em regime especial. Com 11 artigos, o trabalho propõe um diálogo das práticas escolares e educacionais dos autores com as categorias de Paulo Freire. A obra ainda não foi lançada oficialmente.

Conflitos na Instituição Educativa. Perigo o Oportunidade? Constribuições da Psicologia. Obra da coleção “Educação e Psicologia em Debate” que reúne estudos sobre questões educacionais em diversos níveis, desde a Educação Infantil até a Superior.  Traz um artigo elaborado pela professora Dra. Maria Teresa Ceron Trevisol, coordenadora do Mestrado em Educação da Unoesc, e pelas estudantes de Psicologia Danieli Viecelli e Cristiani Balestrin sobre os chamados problemas de indisciplina no cotidiano escolar. Foi lançado pela Editora Mercado das Letras.

O princípio da proporcionalidade e as relações juspedagógicas nas Universidades. Livro da Editora Conceito,  resultante de um curso de especialização realizado na PUC de Minas Gerais por Elisandra Riffel Cimadon, cujo conteúdo recebeu a contribuição do Dr. Aristides Cimadon, que é Reitor da Unoesc e pai de Elisandra. Trata-se de uma análise da aplicação do Princípio da Proporcionalidade como meio de interpretação e aplicação do Direito Educacional nas Universidades.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.