Notícias Chapecó Sustentabilidade

Unoesc apoia 2º Seminário Internacional de Sustentabilidade: Gestão e educação ambiental

Por: Fabiane De Carli Tedesco
fabiane.tedesco@unoesc.edu.br
11 de Junho de 2019

Aconteceu nos dias 5 e 6 de junho de 2019 o 2º Seminário Internacional de sustentabilidade: Gestão e educação ambiental, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. O evento foi organizado pela Unoesc, Polícia Ambiental e Fórum de Resíduos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

O evento foi realizado em forma de "Painel de Negócios", com apresentação de cases nas áreas de educação ambiental e sustentabilidade. Estiveram presentes em torno de 500 pessoas nos dois dias de evento, onde foram apresentados 30 trabalhos científicos. Em paralelo aconteceu a 1ª Feira de Sustentabilidade, com 30 empresas expondo seus trabalhos e serviços.

O objetivo do seminário era promover a discussão e a troca de experiências em temas relacionados à prática da sustentabilidade, da gestão e Educação ambiental envolvendo a sociedade, empresas e governo.

A coordenadora do evento pela Unoesc, professora Dra. Manuela G. dos Passos, avaliou positivamente o evento.

— Acredito que os objetivos foram alcançados, consolidando em mais um ano a importância da discussão dessa temática para nossa região.

Um dos cases apresentados foi o Programa Lixo Zero Chapecó, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó. O prefeito Luciano Buligon falou sobre a experiência da implantação do programa em Chapecó, abordou o Plano de Resíduos Sólidos, destacou o trabalho das associações e catadores, além de mostrar bons exemplos de empresas, escolas e entidades chapecoenses que apoiam a ação.

Lixo Zero

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. A ideia é esclarecer o que é o lixo e orientar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A metodologia é implementada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O Lixo Zero é uma meta:

- Ética: de responsabilidade das pessoas;

- Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;

- Eficiente: separação correta;

- Visionária: visão sobre o futuro.

Hoje existem 14 Associações de Catadores de Materiais Recicláveis no Município. 350 famílias vivem do trabalho de triagem e destinação dos materiais recicláveis. Todos os dias 144 toneladas de resíduos orgânicos e rejeitos são coletados em Chapecó e apenas 17 toneladas são recicláveis.48% dos resíduos descartados nos contêineres laranja, que deveriam ser secos, estão contaminados, e viram rejeitos. Em resumo, apenas 6% dos resíduos coletados todos os dias em Chapecó são reaproveitados pelos catadores. 94% vão para o aterro. O Município gasta cerca de 20 milhões de reais por ano para coletar e dar destinação aos resíduos.

Texto: Unoesc Chapecó com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Chapecó