Notícias Xanxerê Geral

Núcleo de Inovação e Design da Unoesc Xanxerê desenvolve projeto de sala pré-parto do HRSP

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
12 de Dezembro de 2014

A Unoesc Xanxerê realizou importante projeto para o Hospital Regional São Paulo (HRSP), do município. Através do Núcleo de Inovação e Design (NID), foi desenvolvido o projeto da sala pré-parto da Maternidade daquela instituição.

Após convite formulado pela direção do Hospital, o NID criou o projeto objetivando desenvolver um espaço agradável e aconchegante para melhor acolher as gestantes que desejarem ter o parto natural.

— Com a proposta de parto humanizado, a ideia foi transformar a sala em um ambiente que remete a um quarto de bebê, fazendo uso de cores e formas harmonizantes, para deixar a mãe calma enquanto se prepara para o parto. O projeto segue requisitos ergonômicos, principalmente no que se refere ao conforto visual — explica a gestora do NID, professora Karina Tissiani.

Nesse sentido, o projeto foi desenvolvido em aproximadamente duas semanas, e sua construção seguiu etapas metodológicas específicas da área do Design — pesquisa, análise e criação —, além de contemplar bolas do nascimento, musicoterapia, cadeiras cavalinho e aparelhos de massagem.

A gestora do NID observa que, comumente, o Design é visto como uma atividade supérflua, relacionada à estética; no entanto, destaca, aspectos formais, funcionais e simbólicos são requisitos inerentes à prática profissional.

— Percebemos a alegria e a satisfação do HRSP com o projeto e esperamos que este espaço contribua de forma significativa para o Hospital — afirma, ressaltando que o NID está atuando agora na fase de implantação do design de interiores da Ala Pediátrica do HRSP, projeto que promete surpreender as crianças e proporcionar uma experiência visual ímpar.

Para a gerente de Enfermagem do HRSP, Fabiana Floriani, o objetivo principal do espaço pré-parto humanizado é o de oportunizar um ambiente acolhedor e calmo para a gestante e seu acompanhante, visando ao relaxamento e à prática de exercícios que venham a favorecer o parto natural.

O projeto da sala de pré-parto foi desenvolvido com a colaboração da acadêmica Talita Pelissari, da 2ª fase de Design.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.