Notícias Xanxerê Inserção Social

Núcleo de Inovação e Design desenvolve novo projeto para o Hospital Regional São Paulo de Xanxerê

Por: Ulisses Junior Longhi
ulisses.longhi@unoesc.edu.br
05 de Março de 2015

A Unoesc Xanxerê novamente realizou importante contribuição social para o Hospital Regional São Paulo, do município. Desta vez, o campus efetuou o projeto da Ala Pediátrica daquela instituição.

O projeto foi desenvolvido pelo curso de Design, após convite da Gerência de Atendimento do HRSP, no segundo semestre de 2014. Ele foi idealizado, durante o componente curricular de Estágio da Prática Profissional, pelo acadêmico Maruan Gosch (na época, cursando a 8ª fase), orientado pelos professores Karina Tissiani e Walter Strobel Neto.

Nesse sentido, o projeto surgiu da necessidade de o hospital ter um espaço mais aconchegante e estimulante para as crianças que estão internadas.

— O ambiente hospitalar geralmente tem um estereótipo visual de neutralidade e seriedade. No entanto, esse leiaute não condiz com o perfil das crianças, que geralmente são ativas. Assim, a ideia foi criar um ambiente lúdico, estimulante e divertido — explica a professora Karina Tissiani.

O tema escolhido para o ambiente — denominado de Espaço Kids — foi “praia”, contendo desenhos da areia, do mar, de plantas, animais marinhos e objetos marítimos, o que ilustra um clima de férias.

— Acreditamos que para as crianças inseridas nesse ambiente a percepção de tempo longe de sua casa passará de forma mais rápida, fazendo com que o momento de internação se dê de forma amena — justifica a professora.

Parceria entre o HRSP e a Unoesc Xanxerê

A professora Karina explica que, para o desenvolvimento do projeto, seguiu-se uma metodologia específica do Design que aborda as necessidades do cliente, o planejamento estratégico e conceitual, criação e desenvolvimento de alternativas, realização de desenhos 3D, apresentação e finalização.

— O tempo de desenvolvimento foi de aproximadamente um mês e a execução ocorreu em cerca de quatro meses, sendo realizada pelo acadêmico Geovanni Batistella, também do curso de Design. O projeto contemplou o Design Gráfico, que trata especificamente dos aspectos visuais da ambientação, e foi integrado aos móveis e objetos já existentes no espaço — observa.

Conforme a gerente de Atendimento do HRSP, Michele Suzana Fernandes, o objetivo do projeto foi o de tornar o espaço da Pediatria um ambiente acolhedor e colorido, para que as crianças e seus pais pudessem passar momentos mais agradáveis durante o período de internação.

Com esse projeto, o curso de Design, por meio do Núcleo de Inovação e Design (NID), firma parceria entre a Universidade e o Hospital, o que, conforme os professores, é de extrema importância para o curso, pois permite inserir seus acadêmicos em situações reais de mercado.

No ano passado, a Unoesc Xanxerê já havia realizado o projeto da Sala de Pré-parto Humanizado do HRSP.

Nas fotos abaixo, como ficou a Ala Pediátrica do HRSP após o projeto do NID.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.