Notícias Joaçaba Capacitação Docente

Núcleo de Apoio Pedagógico promove formação docente

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
28 de Julho de 2020

De 16 a 29 de julho, os professores da Unoesc estão participando da Semana de Formação Docente promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da Unoesc (NAP). Por conta da pandemia do Coronavírus, as atividades estão acontecendo de forma on-line.

A programação foi pensada em momentos que envolvem todos os professores, outros, apenas os coordenadores e ainda, com atividades específicas conforme a área de atuação dos docentes. Entre os assuntos que estão sendo abordados estão: “Fundamentos do processo de ensino e aprendizagem por aquisição de competências”, “Estratégias pedagógicas para fomentar a aprendizagem ativa na educação superior”, Ensino participativo: o aluno como protagonista da construção do conhecimento”, Como aplicar estratégias de aprendizagem ativa em um contexto de ensino remoto?  “Como usar estudos de casos nas aulas remotas?”, “Internacionalização? Práticas, cenários e oportunidades”, entre outros.  

De acordo com a coordenadora de Ensino e Orientação Pedagógica, professora Elisabeth Hafner Facin, essa capacitação dá continuidade ao trabalho que há algum tempo já está sendo feito com os professores, no qual novas metodologias e ferramentas de ensino aprendizagem foram inseridas e se mostraram fundamentais neste momento em que foi preciso adaptar o formato e conteúdo das aulas.

— Este período de pandemia trouxe muitos desafios, mas também, um incontável número de possibilidades. No primeiro semestre, organizamos tudo com a agilidade necessária para não deixar nossos estudantes sem aula. Para este segundo semestre, tivemos tempo para organizar a formação docente com foco no aprimoramento de estratégias e metodologias para o processo de ensino e aprendizagem remoto, buscando sempre a excelência do trabalho docente. Entendemos que neste momento é necessário pensar no equilíbrio entre os momentos síncronos e assíncronos na interação professor versus aluno. Outro ponto positivo nisso tudo foi uma formação única para toda a Unoesc, como ela foi inteiramente planejada de forma on-line, os professores de todos os campi compartilham a mesma sala virtual e as interações foram efetivamente intercampi — afirmou a professora Elisabeth.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.