Notícias Graduação

Novas matrizes curriculares possibilitam cursos com qualidade e mais vantagens

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
18 de Dezembro de 2020

O ano de 2020 foi desafiador, mas gerou também muitas oportunidades. A Unoesc, mesmo diante das dificuldades, continuou atuando para oferecer o melhor aos seus acadêmicos e concluiu recentemente a formulação de uma nova proposta para os projetos de cursos, especialmente as Engenharias, os quais possuem novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS). Diante disso, os resultados foram: projetos pedagógicos que refletem o processo de formação alinhado com as demandas do mercado de trabalho, a valorização das competências e habilidades do acadêmico e com as exigências de formação, além da otimização do tempo do estudante em seu deslocamento para a universidade. Tudo isso, com compromisso e qualidade que são marcas reconhecidas da Unoesc.

A pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora Lindamir Secchi Gadler explica, que na nova proposta curricular, os cursos terão uma grande sinergia nos primeiros anos e gradativamente o estudante será mentorado para seu projeto de vida pessoal e profissional, conforme as habilidades que for demonstrando, fazendo suas escolhas formativas de forma assertiva de acordo com o que melhor se encaixar com seus propósitos profissionais e pessoais.

— É uma formação mais humanizada e qualificada para o mercado de trabalho, e no caso das Engenharias, haverá o desenvolvimento das altas habilidades técnicas, através da conexão com o contexto real, desenvolvendo a cada etapa as suas competências. As matrizes curriculares estão organizadas em eixos formativos e conforme avançar, o acadêmico será certificado nas competências que vai adquirindo, o que oportuniza que possa se inserir no mercado de trabalho, mesmo antes de concluir o curso — explicou a pró-reitora.

Em termos financeiros, a reformulação permitiu otimizar alguns custos e com isso, os cursos de Engenharia, por exemplo, tem mensalidades que custam menos de R$ 1 mil reais mensais, o que em tempos de crise econômica, facilita muito o acesso dos estudantes, que também podem conseguir diversos tipos de bolsas de estudos na Universidade. Quanto a otimização do tempo, os cursos são presenciais, mas oportunizam que duas vezes na semana o acadêmico faça as aulas de forma remota. Ou seja, prioriza-se a teoria por meio da aula virtual e se direciona o foco para a prática quando a aula é presencial, neste caso, dispondo de excelente estrutura de laboratórios. 

— Destacamos também que a mudança busca potencializar o processo formativo, oportunizando intensamente o Ensino através de atividades ligadas à Pesquisa, a Extensão e a internacionalização, já que a Unoesc possui convênios com mais de 40 instituições estrangeiras — comentou Lindamir

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.