Notícias Joaçaba Palestra

NAF Unoesc promove palestra sobre Transação Tributária com procurador da Fazenda Nacional

Por: Adriano França
imprensa@unoesc.edu.br
11 de Setembro de 2020

No dia 28 de agosto o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Unoesc Joaçaba, com o apoio da Receita Federal do Brasil –DRF de Joaçaba, da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – seccional de Umurama/ PR, e dos Sindicont de Chapecó e Joaçaba, promoveu uma palestra sobre Transação tributária proferida pelo procurador da Fazenda Nacional, doutor Elon Kaleb Ribas Volpi.

O evento, com um tema relevante para a sociedade empresarial neste momento de pandemia, teve como com público alvo, os acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis e os profissionais contábeis da região de Joaçaba e Chapecó e foi transmitido pelo YouTube, alcançando mais de 1.000 visualizações.

O Auditor Fiscal e Delegado Adjunto da Delegacia da Receita Federal de Joaçaba, Thiago Rodrigues Ultra Soares, ressaltou que a RFB terá a edição de regulamentação para a transação ser realizada em âmbito de dívidas fiscais junto a RFB e, que a parceria entre as Instituições é salutar na medida em que atende o contribuinte com informações e conhecimento.

Da mesma forma, o Procurador da PGFN, doutor Elon Kaleb Ribas Volpi, destacou que a transação em nível de procuradoria tem sido buscada pelos contribuintes de maior porte, empresários que querem estar em dia com as suas obrigações tributárias e podem aproveitar essa oportunidade de transacionar a sua dívida ativa, em âmbito de PGFN.

— Esse é um movimento de aproximação entre Instituições em prol da disseminação do conhecimento tributário — reiterou o Presidente do Sindicont de Joaçaba, Edilson Scarton.

O presidente do Sindicont de Chapecó, Gelson Dal Ri, ressaltou que há uma carência no entendimento da operacionalização da transação por se tratar da regulamentação recente de um instituto antigo.

—  A Unoesc sente-se honrada em promover o encontro de várias entidades para uma interlocução sobre um tema necessário e importante para este momento em que a sociedade vivencia. A questão é perceber que toda a sociedade regional ganha ao estar alinhada com essas questões — finalizou a Coordenadora Geral do NAF Unoesc, professora Marcia Marcondes Diniz de Freitas.