Notícias Mestrado

Mestrado Profissional em Administração realiza pesquisa sobre os impactos do Covid-19 nas empresas

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
13 de Abril de 2020

Com o objetivo de identificar os impactos do contexto de pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Mestrado Profissional em Administração da Unoesc está realizando uma pesquisa nas micro, pequenas e médias empresas do oeste catarinense e com os microempreendedores Individuais. A pesquisa foi enviada por e-mail e divulgada em grupos de WhatsApp e ainda pode ser acessada no seguinte link. As respostas devem ser enviadas até o dia 16 de abril.

O trabalho foi proposto na disciplina de Sustentabilidade em Organizações e terá a contribuição de outras disciplinas ao longo do ano de 2020. De acordo com a professora doutora Simone Sehnem, primeiramente será elaborado um relatório síntese que corresponde a um diagnóstico. A partir disso será elaborado um plano de ação contendo alternativas para as empresas por porte (micro, pequena, média e grande). Paralelo, as próximas disciplinas do Mestrado Profissional em Administração irão criar estratégias para a competitividade dessas empresas, propor corredores de desenvolvimento por região, elaborar projetos para captar recursos para ajudar algumas dessas empresas.

A professora comentou ainda que o Mestrado Profissional olha para os problemas reais das organizações e procura solucioná-los amparado em conhecimentos teóricos e científicos.

— A importância da pesquisa consiste em traçar um panorama da realidade das empresas na nossa região. A partir desse diagnóstico vamos traçar alternativas de recuperação e fortalecimento das empresas e setores mais impactados. Por isso conclamamos que os empresários realmente participem respondendo a pesquisa. Ela é importante para sistematizar dados sobre a nossa realidade. Conhecendo a realidade é mais factível pensar e propor alternativas — destacou Simone.

Além de auxiliar a comunidade, o trabalho que terá o relatório síntese da pesquisa que pronto até o dia 30 de abril, serve de aprendizagem aos alunos do Mestrado.

— Olhamos uma situação real que estamos vivendo e vamos utilizar os conhecimentos de administração para criar possibilidades de enfrentamento das dificuldades que sobrevém da pandemia do coronavírus. Treinar o raciocínio dos alunos para que visualizem quão práticas são as teorias da administração e quão úteis podem se tornar para solucionar problemas é a nossa missão enquanto docentes do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc — finalizou a professora.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.