Notícias Maravilha Pinhalzinho São José do Cedro São Miguel do Oeste Esporte

Por: Silvana Ruschel
imprensa.smo@unoesc.edu.br
02 de Dezembro de 2022

Estudantes e professores participaram da terceira edição dos Jogos Intercursos, evento tradicional realizado pelo curso de Educação Física no mês de novembro. O objetivo da competição é proporcionar e desenvolver jogos esportivos de futsal entre acadêmicos e professores universitários, como forma de integrar os cursos. Os jogos foram realizados no Centro Esportivo da Unoesc.

A organização e arbitragem dos jogos ficaram a cargo dos alunos da segunda fase de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), juntamente com os professores Daniel Nunes e Marizete Arenhart Zuppa.

Os Cursos poderiam inscrever até duas equipes com atletas/acadêmicos de todas as fases, além de professores do Curso. No naipe masculino, participaram os Cursos de Educação Física (São Miguel do Oeste e Maravilha), Fisioterapia, Agronomia, Ciências da Computação, Engenharia Civil e Ciências Contábeis. No feminino, participaram os Cursos de Enfermagem e Educação Física (São Miguel do Oeste e Maravilha). A equipe da Fisioterapia foi a campeã no masculino e no feminino o Curso de Educação Física de São Miguel do Oeste.

Para o professor Daniel Nunes, os jogos intercursos de futsal são uma excelente oportunidade, na qual os acadêmicos de Educação Física vivenciam a organização, condução e arbitragem da modalidade.

— Agregado a isso temos a oportunidade de confraternização entre os cursos de graduação da Unoesc, sendo um momento de integração por meio do esporte — ressalta Nunes.

A professora Marizete Arenhart Zuppa destaca que o esporte, especificamente o futsal, por seu dinamismo, contribui para aprimorar os aspectos físicos, motores, cognitivos e sociais dos praticantes.

— O evento é um momento de ensino e aprendizagem que une teoria e prática, pois os acadêmicos vivenciam a futura área de atuação profissional — explica Marizete.

A acadêmica, Carolaine Lucas de Oliveira, participou da competição e relatou que a atividade proporcionou às equipes um momento para mostrarem seu melhor desempenho.

— Isso faz com que ocorra a união dos estudantes; é um momento que fica sempre marcado durante e após o período de formação acadêmica — complementa Carolaine.

Um dos organizadores do evento, o acadêmico Laércio Rodrigo Lermen, comemorou a oportunidade de participar dessa ação.

— Poder organizar e vivenciar os jogos intercursos foi de suma importância, pois gerir funções em que você é colocado a prova de sua futura profissão faz com que saibamos encontrara soluções mediante problemas que possam surgir — finaliza Lermen.