Notícias Xanxerê Intercâmbio

Intercambista da Colômbia fala sobre o estágio que está realizando no curso de Medicina Veterinária

Por: Alessandra de Barros
imprensa@unoesc.edu.br
20 de Fevereiro de 2020

O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê foi o escolhido por Laura Andrea Gordillo Castro, que veio da Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (UDCA), de Bogotá, na Colômbia, para fazer Estágio Supervisionado na área de Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais e animais silvestres. Uma escolha que segundo Laura, irá agregar conhecimento profissional proporcionar experiências de imersão cultural e crescimento pessoal.

Laura conta que a escolha do Brasil como país para a realização de um intercâmbio se deu depois que acompanhou uma palestra do Médico Veterinário brasileiro, Rodrigo Teixeira, e se sentiu inspirada. Já, a escolha pela Unoesc aconteceu depois de constatar que o curso em Xanxerê conta com estrutura completa além de Médicos Veterinários que são especialistas em diversas áreas, fatos que comprou assim que chegou à universidade.

— Gostei muito dos laboratórios e da sala de operações especialmente.

Quando conheci a equipe de Médicos Veterinários e funcionários, notei que eles eram profissionais integrais muito qualificados para realizar todo o trabalho da clínica e com muita disposição para me ensinar muitas coisas todos os dias — comentou Laura.

Estando no Brasil a cerca de um mês e meio, a saudade da família, dos amigos e até mesmo dos cães e gatos que tem como animais de estimação já está presente, porém, a estudante afirma que tem conseguido lidar com isso graças a hospitalidade das pessoas que conheceu em Xanxerê e que tem ajudado a se adaptar com a cultura, culinária e outras peculiaridades do Brasil.

— As pessoas são muito acolhedoras, fiquei surpresa com a organização e a tranquilidade da cidade de Xanxerê. Destaco que como a Colômbia e o Brasil são países vizinhos, compartilham muitas características culturais, a comida é muito semelhante nos dois lugares, no entanto, aqui encontrei muitos pratos que não existem na Colômbia, como escondidinho, polenta com frango e farofa.  Eu também conheci um pouco mais sobre a maravilhosa cultura gaúcha e experimentei novas bebidas como tererê e mate — contou.

Voltando a comentar sobre a rotina de estudos e atividades que terá nos cinco meses de estada na Unoesc, Laura ressaltou que pretende aproveitar ao máximo cada momento.

— Estou vivendo uma experiência única, tanto pessoal quanto profissional, estou muito agradecida por ter essa oportunidade e tenho certeza que serão meses de muito aprendizado, o problema será depois de voltar para casa, porque já estou muito apaixonada pelo Brasil — finalizou. 

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.
Newsletter Unoesc
Envie seu endereço de e-mail para receber nossos informativos.