Notícias Joaçaba

III Colóquio Internacional de Educação teve início nesta segunda

Por: BRUNA SANTOS DE ANDRADE
brunadeandrade@gmail.com
28 de Novembro de 2011

Iniciou na manhã desta segunda-feira (28) o III Colóquio Internacional de Educação e o I Seminário de Pesquisa Sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. Os dois eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Unoesc com uma programação conjunta. Têm cerca de 400 inscritos provenientes das regiões oeste, meio-oeste, planalto e extremo sul catarinense, do norte e do noroeste gaúcho e do norte do Paraná, sendo estes estudantes e professores da Unoesc e de outras instituições de ensino superior, professores e gestores da rede de educação básica.

A conferência de abertura foi proferida por Almerindo Janela Afonso, sociólogo Doutor em Educação; presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; professor associado da Universidade do Minho, de Portugal, onde leciona desde 1985, é diretor-adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Educação, coordenador do Mestrado em Educação para a Saúde e integrante do Centro de Investigação em Educação.

O conferencista abordou questões atuais relacionadas à regulação e à qualidade da educação. Segundo explicou, a regulação social e política vem sofrendo alterações nas últimas décadas. No início, essa regulação possuía uma incidência muito forte do estado nacional, mas foi evoluindo à medida que os estados nacionais foram perdendo a autonomia relativa – isto é, diminuída a capacidade de decisão autônoma – e as organizações internacionais se tornam mais hegemônicas.

“Temos hoje uma regulação multinível, em que o estado mantém seu poder de regulação articulado com outros parceiros sociais”, explicou o professor, dizendo ainda que as articulações resultantes desse cenário são mais híbridas e heterogêneas e que a avaliação da educação entra no assunto em função de ser um dispositivo utilizado para a regulação.

A abertura dos eventos teve a presença de autoridades acadêmicas, como o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que abriu oficialmente os trabalhos. Em seu pronunciamento, ele destacou a importância do trabalho dos profissionais da educação da Unoesc, ao buscarem fazer com que ela seja promotora da melhoria de vida e ascensão social da população. “Vejo a educação como o grande fundamento de uma melhoria da qualidade de vida e do desenvolvendo de uma nação, de uma cidade, de uma comunidade ou de uma pessoa”, disse o Reitor, destacando sua preocupação com a situação da educação básica no país.

“Que este evento sirva não apenas como levantamento de problemas, mas também para o encaminhamento de soluções, de propostas de novas metodologias, de um tempo mais permanente nas escolas, enfim, que nós aqui caminhemos para uma proposição crítica para que o nosso Estado e o nosso País façam uma grande revolução na educação, a qual não acontecerá senão pela revolução da educação básica”, finalizou o Reitor.

A mesa de honra foi formada também pelos diretores de Graduação e de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus, Ricardo Marcelo de Menezes e Dagmar Bittencourt Mena Barreto; pelos coordenadores da Área de Ciências Humanas e Sociais, Alex Baseggio, e do Mestrado em Educação, Maria Teresa Ceron Trevisol; como também pela professora Monica Piccione Gomes Rios, que representou os integrantes da comissão organizadora do evento.

Ainda estavam presentes a secretária municipal de Educação de Joaçaba, Marilena Detoni, e a gerente regional de Educação, Maria Carlesso Doré, e outras autoridades acadêmicas, como o Pró-reitor Acadêmico do Campus de Videira, Ernani Tadeu Rizzi, as coordenadoras de cursos de Licenciatura no Campus de Joaçaba e nos Campi Aproximados de Capinzal e Campos Novos, Lucivani Gazzola, Noêmia Pizzamiglio e Eliane Marin, o coordenador de Captação de Recursos, Luiz Carlos Lückmann, outros coordenadores de cursos e professores da Unoesc.

Programação

A programação do III Colóquio Internacional de Educação e do I Seminário de Pesquisa Sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental segue até a manhã de quarta-feira, com atividades nos três turnos durante esta segunda e terça-feira. Ela pode ser conferida no site da Unoesc, clicando no banner do evento.

Nesta tarde, os participantes estão acompanhando uma conferência sobre a pós-graduação em Educação, formação e valorização do magistério. Quem profere é a professora Dra. Dalila Andrade Oliveira, professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (RedEstrado) e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Após sua conferência, ocorrerá uma sessão especial sobre a trajetória dos 10 anos do Mestrado em Educação da Unoesc e, à noite, ocorrerá uma sessão comemorativa relativa tanto aos 10 anos do Mestrado como aos 35 anos do Curso de Pedagogia da Unoesc Campus de Joaçaba.

Galeria de Fotos

Comentários

Voltar Imprimir Notícia
Acesse o site da Unoesc pelo seu celular.